
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zanata, Eliana Marques | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Arioli, Jéssica de Fátima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:58:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:58:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242795 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242795 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de análise documental e tem como objeto de pesquisa o ensino remoto dos alunos do PEJA - Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos da Unesp – Campus Bauru, no período da Pandemia Covid-19. Mais especificamente do canal no YouTube PEJA UNESP BAURU, o qual atuou como ferramenta didática durante a pandemia da COVID-19, com a interrupção das aulas presenciais. Para além dos recursos tecnológicos advindos das necessidades escolares em época de pandemia e dos conteúdos disponibilizados em outras redes sociais como Instagram e Facebook, ferramentas suportes indispensáveis aos alunos do PEJA, o estudo teve por objetivo estender a discussão sobre o acesso a Educação do público da EJA, diante da desigualdade social no Brasil e das falhas do sistema educacional brasileiro, quando exclui e determina padrões de fracasso escolar que envolvem pessoas e suas liberdades, possibilidades reais de vida e futuro. À luz de uma pedagogia Freiriana que versa sobre Educação humanizada, o trabalho analisou ainda, a necessidade de projetos e programas que atuam efetivamente em função do resgate a cidadania e em direção contrária ao preconceito e exclusão de sujeitos em situação de vulnerabilidade social e socioeconômica. | - |
| Descrição: dc.description | The present work is characterized as a qualitative research of documentary analysis, whose object of analysis is the remote teaching of PEJA students - Unesp Project for Youth and Adult Education of Unesp - Campus Bauru, in the period of the Covid-19 Pandemic. More specifically from the YouTube channel PEJA UNESP BAURU, which acted as a teaching tool during the COVID-19 pandemic, with the interruption of face-to-face classes. In addition to the technological resources arising from school needs in times of a pandemic and the content made available on other social net- works such as Instagram and Facebook, essential support tools for PEJA students, the study aims to extend the discussion on access to Education for the public of EJA, in the face of social inequality in Brazil and the failures of the Brazilian educational system, when it excludes and determines patterns of school failure that involve peo- ple and their freedoms, real possibilities of life and future. In the light of a Freirian pedagogy that deals with humanized education, the work also analyzes the need for projects and programs that act effectively in terms of rescuing citizenship and in the opposite direction to prejudice and exclusion of subjects in situations of social and socioeconomic vulnerability. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PEJA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | YouTube | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos tecnológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological resources | - |
| Título: dc.title | Projeto de educação de jovens e adultos PEJA-Bauru: aulas virtuais durante a pandemia de Covid- 19 | - |
| Título: dc.title | PEJA-Bauru youth and adult education project: virtual classes during the Covid-19 pandemic | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: