Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Américo, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Yamazato, Juliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:58:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:58:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242790 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242790 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa é um estudo que busca responder como a mídia sonora podcast pode contribuir para a dinâmica do ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior. Visa refletir a respeito de como os meios de comunicação se transformaram em decorrência das novas tecnologias e como elas impactam a educação. Busca ainda entender quais são os elementos e características específicas do podcast e identificar quais são as aplicações e perspectivas de uso atual desse modelo de mídia no contesto da educação superior. A pesquisa foi estruturada por pesquisa bibliográfica a respeito da mídia podcast e sua aplicação pedagógica, tem natureza qualitativa, com objetivo exploratório. Foram realizadas análises de seis podcasts produzidos em ambiente universitário, sendo eles Artigos Falados, Uniforcast, PodcastUnesp Vidas Universitárias, Descomplicast e Memórias Quebradas. Os resultados revelam que a aplicação de novas mídias no contexto acadêmico pode contribuir para descentralizar o conhecimento rompendo assim com um modelo bancário de educação, e proporcionar consciência crítica no ato comunicacional, no uso de meios midiáticos e aparatos tecnológicos | - |
Descrição: dc.description | The present research is a study that seeks to answer how the sound media podcast can contribute to the dynamics of teaching and learning in higher education institutions. It aims to reflect on how the means of communication have changed as a result of new technologies and how they impact education. It also seeks to understand what are the specific elements and characteristics of the podcast and to identify what are the applications and perspectives of current use of this media model in the context of higher education. The research was structured by bibliographical research about the podcast media and its pedagogical application, it has a qualitative nature, with an exploratory objective. Analyzes of six podcasts produced in a university environment were carried out, namely Artigos Falados, Uniforcast, PodcastUnesp Vidas Universitárias, Descomplicast and Memórias Quebradas. The results reveal that the application of new media in the academic context can contribute to decentralizing knowledge, thus breaking with a banking model of education, and providing critical awareness in the communication act, in the use of media and technological devices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcasting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Midiática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media | - |
Título: dc.title | Sons possíveis: o uso do podcast em instituições de ensino superior | - |
Título: dc.title | Possible sounds: the use of podcast in higher education institutions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: