Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mourão, Daniela Cardozo | - |
Autor(es): dc.contributor | Assis, Alice | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Wendel Bomfim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:05:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:05:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242762 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242762 | - |
Descrição: dc.description | A educação necessita constantemente de inovação, considerando o cenário tecnológico atual, é impossível deixar de aproveitar os benefícios que a tecnologia traz para a sala de aula. A proposta deste trabalho visa contribuir para a contextualização do ensino de ciências por meio de uma história de ficção científica atrelada ao processo de aprendizagem da linguagem de programação Python, sendo essa uma linguagem acessível, dinâmica e comum no mercado de trabalho. Uma realidade de ensino que aproveita tecnologias para dinamizar a abordagem em sala de aula tende a ser mais atrativo, pois os alunos têm se acostumado a consumir conteúdos rapidamente por smartphones e computadores. Esse cenário é muito propício para abordar temas de ciências e tecnologia por meio de histórias de ficção e aparelhos tecnológicos que se aproximam fortemente da realidade dos indivíduos. | - |
Descrição: dc.description | Education constantly needs innovation, considering the current technological scenario, it is impossible not to take advantage of the benefits that technology brings to the classroom. The purpose of this work is to contribute to the contextualization of science teaching through a science fiction story linked to the learning process of the Python programming language, which is an accessible, dynamic and common language in the job market. A teaching reality that takes advantage of technologies to streamline the approach in the classroom tends to be more attractive, as students have become accustomed to consuming content quickly via smartphones and computers. This scenario is very conducive to approaching science and technology themes through fiction stories and technological devices that strongly approximate the reality of individuals. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem de programação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Python | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Python (Linguagem de programação de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovações educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programming Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Fiction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualization | - |
Título: dc.title | O uso de ficção científica agregado a conceitos de programação para a contextualização do ensino de ciências | - |
Título: dc.title | The use of science fiction added to programming concepts to contextualize science teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: