O uso de ficção científica agregado a conceitos de programação para a contextualização do ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMourão, Daniela Cardozo-
Autor(es): dc.contributorAssis, Alice-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorBrito, Wendel Bomfim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:05:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:05:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/242762-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242762-
Descrição: dc.descriptionA educação necessita constantemente de inovação, considerando o cenário tecnológico atual, é impossível deixar de aproveitar os benefícios que a tecnologia traz para a sala de aula. A proposta deste trabalho visa contribuir para a contextualização do ensino de ciências por meio de uma história de ficção científica atrelada ao processo de aprendizagem da linguagem de programação Python, sendo essa uma linguagem acessível, dinâmica e comum no mercado de trabalho. Uma realidade de ensino que aproveita tecnologias para dinamizar a abordagem em sala de aula tende a ser mais atrativo, pois os alunos têm se acostumado a consumir conteúdos rapidamente por smartphones e computadores. Esse cenário é muito propício para abordar temas de ciências e tecnologia por meio de histórias de ficção e aparelhos tecnológicos que se aproximam fortemente da realidade dos indivíduos.-
Descrição: dc.descriptionEducation constantly needs innovation, considering the current technological scenario, it is impossible not to take advantage of the benefits that technology brings to the classroom. The purpose of this work is to contribute to the contextualization of science teaching through a science fiction story linked to the learning process of the Python programming language, which is an accessible, dynamic and common language in the job market. A teaching reality that takes advantage of technologies to streamline the approach in the classroom tends to be more attractive, as students have become accustomed to consuming content quickly via smartphones and computers. This scenario is very conducive to approaching science and technology themes through fiction stories and technological devices that strongly approximate the reality of individuals.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem de programação-
Palavras-chave: dc.subjectPython-
Palavras-chave: dc.subjectFicção científica-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPython (Linguagem de programação de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectProgramming Language-
Palavras-chave: dc.subjectScience Fiction-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Título: dc.titleO uso de ficção científica agregado a conceitos de programação para a contextualização do ensino de ciências-
Título: dc.titleThe use of science fiction added to programming concepts to contextualize science teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.