Para além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFerreira Souza, Wilians Ventura-
Autor(es): dc.creatorMiyakava, William-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Monique Cocco-
Autor(es): dc.creatorGrassi, João Lucas Barbaroto-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fabricio de Paiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:16:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:16:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/242702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242702-
Descrição: dc.descriptionEste artigo é fruto de uma proposição coletiva para o ensino -aprendizagem do conteúdo de geografia dentro e fora das salas de aula e nos espaços formais e informais de educação. O tema deste trabalho gira em torno das possibilidades e, principalmente, das potencialidades que os jogos eletrônicos possuem dentro e fora das salas de aula, isto é, para além dos muros da escola. O conteúdo e a discussão advêm da disciplina de Projeto de Integração Disciplinar II, orientada pelo Prof. Dr. Nécio Turra Neto, do curso de Geografia da FCT/UNESP. O artigo está divido em três grandes etapas: 1) Discussão teórica e conceitual em torno dos jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino 2) Metodologia e estruturação dos quadros de desconstrução e critérios de avaliação e acessibilidade dos jogos eletrônicos como potencial para serem tomados como recursos didáticos no ensino de Geografia 3) Resultados alcançados a partir da seleção e avaliação dos jogos eletrônicos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico, mapeamento e modelização cartográfica, elaboração de Gameplays e construção do compêndio de jogos. Com este trabalho esperamos trazer uma contribuição para docentes de Geografia, evidenciando teórica e empiricamente as potencialidades dos jogos eletrônicos como recursos para ensinar.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Campus Presidente Prudente-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherConselho do Curso de Graduação em Geografia da UNESP de Presidente Prudente-
Relação: dc.relationAnais da XXI Semana de Geografia da FCT/UNESP: Outras Geografia e (a)dversidades: experiências e potencialidades-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino-
Título: dc.titlePara além dos muros da escola: os jogos eletrônicos como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia dentro e fora da sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.