Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Ana Cristina Biondo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Juliani, Lívia de Mattos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:46:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:46:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242654 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242654 | - |
Descrição: dc.description | Com o aumento da demanda e da importância da língua inglesa no comércio, na internet e especialmente na ciência, a presença do idioma em ambientes universitários tornou-se inevitável, em especial como pré-requisito para ingresso em programas de pós-graduação. O uso de tal proficiência exigida não é sempre claro, uma vez que ao exigirem o nível B1 do QECR do aluno, como em alguns editais, este já é capaz de usar a língua de forma independente, podendo argumentar ideias relacionadas à sua área de pesquisa, inclusive. Consequentemente, com tal proficiência, programas de internacionalização que já estão inseridos nas universidades brasileiras, como o CAPES-PrInt e o Brazilian Virtual Exchange (BRaVE) podem ser amplamente utilizados. Porém, para que a internacionalização ocorra de forma ampla e adequada, é essencial que docentes interessados na internacionalização e em ensinar disciplinas de suas especialidades em língua estrangeira se capacitem para tal. Tendo em vista a possibilidade de oferta de disciplinas em língua estrangeira, duas abordagens se mostram relevantes: Content and Language Integrated Learning (CLIL) e English as Medium of Instruction (EMI). A presente pesquisa teve como objetivo descobrir as dificuldades enfrentadas pelos docentes que atuam em programas de pós-graduação da Unesp para que ministrem disciplinas em língua inglesa. Com os resultados obtidos, pôde-se identificar, além dos desafios, a preferência por uma abordagem ou outra e qual seria a mais adequada, refletindo sobre as respostas dos docentes, para o desenvolvimento posterior de um curso que os capacite em CLIL e EMI, permitindo que escolham a abordagem mais adequada à realidade de sua sala de aula e colaborando para a internacionalização do Ensino Superior. | - |
Descrição: dc.description | Considering the increase in demand and the importance of English in commerce, internet and especially science, the presence of the language in universities has become inevitable, especially as an entry requirement in post-graduation programmes. The usage of such required proficiency is not always clear, once required from the student the B1 CEFR level, as in some editals, they can use the language independently, being able to argue ideas related to the field of their research. As a result, with such proficiency internationalisation programmes that are already functioning in Brazilian universities, such as CAPES-PrInt and the Brazilian Virtual Exchange (BRaVE) can be widely used. However, in order that the internationalisation occurs widely and adequately, it is essential that professors interested in internationalising and teaching subjects of their specialties in foreign language go through trainment. Taking into consideration the possibility of offering subjects in foreign language, two approaches seem relevant: Content and Language Integrated Learning (CLIL) and English as Medium of Instruction (EMI). The present research aimed at discovering the difficulties faced by professors who teach classes in post-graduation programs in Unesp to teach in English. Analysing the obtained results, it was possible to identify, besides the challenges faces, their preference for one approach or another and which would be the most adequate, reflecting over the professors’ responses, in order to posteriorly develop a course that trains them in CLIL and EMI, allowing them to choose the most appropriate approach according to the reality of their classroom and collaborating for the internationalisation of Higher Education | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | CLIL | - |
Palavras-chave: dc.subject | EMI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internacionalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internationalisation | - |
Título: dc.title | A emergência da capacitação de professores em Content and Language Integrated Learning (CLIL) e English as Medium of Instruction (EMI) para a internacionalização do Ensino Superior | - |
Título: dc.title | The emergence of professor training in Content and Language Integrated Learning (CLIL) and English as Medium of Instruction for the internationalisation of Higher Education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: