
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Pedro Haddad | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Delfino, Janaina Batista de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:19:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:19:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242538 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242538 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda as relações entre prática cênica teatral e a aprendizagem do artista de teatro. As relações e reflexões são feitas através do relato do experimento teatral em vídeo “Um peixe para Ayana ou Devolva minha pérola!”, realizado em 2021 e protagonizado pela autora deste trabalho escrito. Analiso e rememoro as etapas de criação do vídeo, fotografias do processo, pareceres de uma roda de conversa de um festival de cenas, do qual participei e relaciono com textos de pensadores do teatro que dialogam com as etapas da experimentação. Apresento as influências dramatúrgicas que me inspiraram na escrita do experimento cênico, como o texto “Aquele que diz sim e Aquele que diz não”, de Bertolt Brecht e a videoconferência “O perigo de uma história única”, de Chimamanda Ngozi Adichie. Reflito sobre as frustrações, acertos da prática e a angústia que a investigação artística pode gerar e como se deu o experimento cênico durante a pandemia, período em que foi realizado. Verificou-se por meio deste trabalho de conclusão de curso, que o aprendizado prático e a investigação artística permitem a valorização de trajetórias particulares com seus inacabamentos como parte do percurso de construção de formas originais de se fazer teatro, fora da lógica de produção predominante, sustentando o processo da aprendizagem como primordial para a formação de sujeitos emancipados. | - |
| Descrição: dc.description | The present work approaches the relations between theatrical scenic practice and the learning of the theater artist. The relationships and reflections are made through the report of the theatrical video experiment “A fish for Ayana or Give me back my pearl!”, performed in 2021 and starring the author of this written work. I analyze and recall the stages of creating the video, photographs of the process, opinions from a meeting with theater professionals at a festival of scenes, in which I participated, and relate it to texts by theater thinkers that dialogue with the stages of the experimentation. I present the dramaturgical influences that inspired me in the writing of the scenic experiment, such as the text “He who says yes and He who says no”, by Bertolt Brecht and the videoconference “The danger of a single story”, by Chimamanda Ngozi Adichie. I reflect on the frustrations, successes of practice and the anguish that artistic investigation can generate and how the scenic experiment took place during the pandemic, period in which it was carried out. It was verified through this project, that practical learning and artistic investigation allow the appreciation of particular journeys with their unfinished issues as part of the path of building original ways of doing theater, outside the predominant production logic, sustaining the learning process as essential for the formation of individual autonomy. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representação teatral - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gravações de vídeo - Produção e direção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativas pessoais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atores - Formação profissional | - |
| Título: dc.title | Ayana, relato de um experimento teatral em vídeo: relações entre prática cênica e aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Ayana, report of a video theater experiment: relations between scenic practice and learning | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: