
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lamounier, Maria Lúcia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Pacano, Fábio Augusto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:13:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:13:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2000 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242516 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242516 | - |
| Descrição: dc.description | Este é um estudo sobre Piracicaba e seu Engenho Central, que durante duas últimas as décadas do século XIX, permitiu ao município tornar-se o maior reduto da cultura canavieira e da produção de açúcar no estado de São Paulo. Pretendemos não apenas uma narrativa dos acontecimentos mas, aproveitando-se dela, analisar as mudanças econômicas e sociais de longo e médio prazo pelas quais passou a produção açucareira e o município. Obviamente, muito mais do que retratar uma época como ela realmente foi, teremos neste trabalho o discurso organizado pelo historiador, portanto repleto de todas as dificuldades impostas pela relação sujeito e objeto, tão comuns nas Ciências Humanas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Piracicaba | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenho | - |
| Título: dc.title | Piracicaba e seu engenho central às portas do século XX | - |
| Título: dc.title | Piracicaba and its central mill on the threshold of the 20th century | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: