Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Carlos Cândido de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Fernanda Lacerda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:27:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:27:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242498 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242498 | - |
Descrição: dc.description | A ciência da informação tem como objeto de estudo a informação, não importando o suporte ou material que deve ser analisado e estudado. Um destes materiais de estudo atualmente tem sido os quadrinhos, pois estão cada vez mais conquistando seu espaço dentro das bibliotecas, tanto públicas, universitárias e afins. Assim, voltando para a análise e processamento técnica das informações presentes nos quadrinhos, entramos no campo da indexação. Portanto este trabalho tem como foco como as teorias semióticas estão sendo utilizadas para a indexação dos quadrinhos dentro dos ambientes informacionais. Para alcançar o objetivo deste trabalho foi utilizado uma metodologia de pesquisa bibliográfica exploratória, utilizando o mapeamento sistemático da literatura e para chegar em seus resultados, utiliza a análise de conteúdo. Quando aplicada esta metodologia na base de dados Base de Dados Referenciais de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) foram levantados artigos e uma tese. Após isto foi feita uma análise de conteúdo para identificarmos as teorias semióticas que estão sendo exploradas nestes artigos e nesta tese para a indexação dos quadrinhos. Foram observadas que os artigos que abordam sobre as teorias semióticas, utilizam a teoria semiótica de Peirce, pois o mesmo afirma que tudo que vemos, ouvimos e lemos é um signo, assim facilitando na hora da indexação. Mas ainda precisa ser explorado ainda mais as outras teorias e como elas podem ajudar na indexação dos quadrinhos. | - |
Descrição: dc.description | Information science has information as its object of study, regardless of the support or material that must be analyzed and studied. One of these study materials currently has been comics, as they are increasingly conquering their space within libraries, both public, university and the like. Thus, returning to the analysis and technical processing of the information present in comics, we enter the field of indexing. Therefore, this work focuses on how semiotic theories are being used to index comics within informational environments. To achieve the objective of this work, an exploratory bibliographical research methodology was used, using the systematic mapping of the literature and to arrive at its results, it uses content analysis. When this methodology was applied to the database Reference Database of Periodicals in Information Science (BRAPCI) and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), articles and a thesis were collected. After that, a content analysis was carried out to identify the semiotic theories that are being explored in these articles and in this thesis for the indexing of comics. It was observed that the articles that address semiotic theories use Peirce's semiotic theory, as he states that everything we see, hear and read is a sign, thus facilitating indexing. But the other theories still need to be explored further and how they might help indexing comics. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indexação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indexing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information of science | - |
Título: dc.title | Indexação das histórias em quadrinhos: uma revisão das contribuições semióticas | - |
Título: dc.title | Indexing comics: a review of semiotic contributions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: