
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zuin, João Carlos Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gebara, Thiago Pacheco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:05:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:05:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242476 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242476 | - |
| Descrição: dc.description | A investigação sociológica cresce não apenas dentro de seus limites tradicionais, mas tendo contato com diferentes áreas do conhecimento que visam compreender a complexidade das ações e relações sociais na sociedade capitalista contemporânea e globalizada. A pesquisa analisa a importância desse diálogo interdisciplinar entre a sociologia, a psicologia e neurociência através de três pontos fundamentais: 1) a aceleração tecnológica e a aceleração social na modernidade tardia (ROSA, 2019), que geraram permanente e difusa mediação do mercado e da tecnologia nas ações e relações sociais, sobretudo, pelo uso prolongado dos smartphones, 2) os efeitos sociais, psíquicos e patológicos na Geração Eu, dos nascidos entre 1995 e 2007, uma juventude na qual prolifera o profundo individualismo, consumismo, narcisismo e hedonismo, e que é a primeira geração na história a ter seu processo de passagem para a vida adulta permeada pelo uso diário de tecnologias. (TWENGE, 2018) e 3) os efeitos patológicos causados pelo uso abusivo de tempo dos novos instrumentos digitais: a ansiedade, o déficit de atenção, a irritabilidade, a dependência tecnológica, a vida virtual (SPITZER, 2015). | - |
| Descrição: dc.description | Sociological research grows not only within its traditional limits, but also having contact with different areas of knowledge that aim to understand the complexity of social actions and relationships in contemporary and globalized capitalist society. The research analyzes the importance of this interdisciplinary dialogue between sociology, psychology and neuroscience through three fundamental points: 1) technological acceleration and social acceleration in late modernity (ROSA, 2019), which generated permanent and diffuse mediation of the market and technology in social actions and relationships, especially by the prolonged use of smartphones, 2) social effects, psychicand pathological in Generation I, of those born between 1995 and 2007, a youth in which deep individualism, consumerism, narcissism and hedonism proliferate, and which is the first generation in history to have its process of passage to adulthood permeated by the daily use of technologies. (TWENGE, 2018) and 3) the pathological effects caused by the time abuse of new digital instruments: anxiety, attention deficit, irritability, technological dependence, virtual life (SPITZER, 2015). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aceleração Tecnológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manfred Spitzer | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jean Marie Twenge | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hartmut Rosa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological acceleration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Youth | - |
| Título: dc.title | A aceleração tecnológica e os efeitos sociais, psíquicos e patológicos na juventude: uma análise interdisciplinar entre a sociologia de Hartmut Rosa, a psicologia de Jean Marie Twenge e a neurociência de Manfred Spitzer | - |
| Título: dc.title | Technological acceleration and social, psychic and pathological effects in youth: an interdisciplinary analysis between hartmut rosa's sociology, Jean Marie Twenge's psychology and Manfred Spitzer's neuroscience | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: