
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Jorge, Grasiele Cristiane | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Roberta Alves do Nascimento | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:31:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:31:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242436 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242436 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva apresentar algumas possibilidades de planejar aulas utilizando os códigos, e especialmente os códigos de barras, como temas geradores no ensino de Matemática no Ensino Médio, através de uma abordagem qualitativa na metodologia de Pesquisa Bibliográfica. A escolha do tema surgiu da percepção da presença dos códigos na vida cotidiana, desde os códigos de barras nos produtos adquiridos até os documentos de identificação, como o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), sua relação com a Matemática e a possibilidade de pensar neles como temas geradores nas aulas da disciplina. Com a perspectiva de promover possibilidades de ensino abrangentes e contextualizadas, o trabalho se amplia para uma abordagem dos códigos remetendo à sua história e significados diversos. As atividades desenvolvidas tratam de três subtemas, dentro do tema códigos: a criptografia, os códigos de barras e os códigos QR. Essas atividades foram pensadas à luz dos temas geradores, do Recurso à História da Matemática e da Resolução de Problemas, embora com adaptações pertinentes para cada proposta. | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to present some possibilities of classes using Codes, and especially Barcodes, as generating themes in the teaching and learning of Mathematics in High School, through a qualitative approach in the Bibliographic Research methodology. The choice of theme came from the perception of the presence of codes in everyday life, from barcodes in everyday products to identification documents, how it is related to Mathematics and the perspective of thinking about them as generating themes in classes. With the expectancy of promoting comprehensive and contextualized teaching possibilities, the work expands to an approach to codes referring to their history and different meanings. The developed activities deal with three sub-themes, within the theme Codes: Cryptography, Barcodes and QR Codes. These activities were planned based on the generating themes, the Resource to the History of Mathematics and the Problem Solving, although with relevant adaptations for each proposal. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Código de barras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criptografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Product coding | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics (High School) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cryptography DLC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Study and teaching | - |
| Título: dc.title | Os Códigos de barras como temas geradores no ensino de matemática | - |
| Título: dc.title | Product coding as generating themes in teaching mathematics | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: