Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arrais, Telmo Correia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Camacho, Roberto Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:55:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:55:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1984-12-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242433 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242433 | - |
Descrição: dc.description | A experiência demonstra, sempre sabiamente, que não é possível alimentar mais a ilusão de que se dispõe, no Brasil, de um sistema educacional aberto e igual para todos. Quem quer que esteja direta ou indiretamente vinculado ao processo de instrução formal tem consciência de que os fatos concretos, com os quais diariamente convive, contradizem, com uma realidade irrecusável, o discurso idealista dos textos oficiais. Mais do que nunca, o conflito entre realidade e discurso ideológico tem sido objeto de análise e discussão nos mais diversos âmbitos científicos para os quais essa relação tem pertinência. É freqüente, hoje, deparar-se com a denúncia de que o sistema de ensino desempenha, especialmente no Brasil , uma dupla função ideológica: discrimina a população de baixa renda a que deve servir e dissimula o quanto possível esse papel infausto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Norma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Variação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Título: dc.title | Conflito entre norma e diversidade dialetal no ensino da língua portuguesa | - |
Título: dc.title | Conflict between norm and dialectal diversity in Portuguese language teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: