Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dick, Maurício Elias Klafke | - |
Autor(es): dc.contributor | Zugliani, Jorge Otávio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Paulino, Bruno Mael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:47:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:47:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242417 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242417 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo compreender como o design gráfico contribui para os quadrinhos, a partir do estudo de caso da obra House of X/Powers of X da Marvel Comics e da análise do trabalho do designer belga Tom Muller. Para isso, foi feita uma contextualização teórica quanto aos quadrinhos norte-americanos, visando expor parte da história e do design da mídia nos Estados Unidos, e como o formato dos encadernados ou graphic novels impactaram o meio. Em seguida, é feita uma fundamentação teórica quanto aos fundamentos e elementos do design gráfico e editorial a serem discutidos no estudo da obra em si. Ao analisar House of X/Powers of X, é feita uma leitura visual do trabalho de Tom Muller tanto na versão encadernada capa dura quanto nas edições serializadas da obra. A análise é feita a fim de compreender os componentes visuais e elementos gráfico-editoriais presentes no quadrinho, bem como a materialidade física da publicação, partindo da fundamentação teórica feita anteriormente. Por fim, conclui-se o trabalho observando como o entendimento e aplicação de princípios do design gráfico e do design editorial são capazes de amplificar a forma de uma história em quadrinhos impacta o público leitor, além de se perceber como o trabalho de Tom Muller na obra cria um estilo distinto e efetivo em representar e comunicar a obra ao leitor. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to understand how graphic design contributes to comics, based on the case study of the comicbook House of X/Powers of X, from Marvel Comics, and the analysis of the work of the Belgian designer Tom Muller. With this goal, a theoretical contextualization was made regarding North American comics, aiming to expose part of the history and design of the media in the United States, and how the format of the graphic novels impacted the medium. Then, a theoretical foundation is made regarding the foundations and elements of graphic and editorial design to be discussed in the study of the comic itself. When analyzing House of X/Powers of X, a visual reading of Tom Muller's work is made, both in the hardcover and serialized editions of the comic book. The analysis is carried out in order to understand the visual components and graphic-editorial elements present in the comic, as well as the physical materiality of the publication, starting from the previously made theoretical foundation. Finally, this paper concludes by observing how the understanding and application of principles of graphic design and editorial design are capable of amplifying the way a comic book impacts the reader, in addition to perceiving how Tom Muller's work in the book creates a distinctive style that is effective in representing and communicating the book to the reader. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design gráfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design editorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | House of x/powers of x | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publishing design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case study | - |
Título: dc.title | Design gráfico nos quadrinhos: análise do trabalho de Tom Muller em House of X/Powers of X | - |
Título: dc.title | Graphic design in comic books: analysis of Tom Muller's work in House of X/Powers of X | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: