Estudo analítico acerca da Rapsódia Húngara nº 14, de Franz Liszt

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDe Bonis, Maurício Funcia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPuccini, Raphael de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:16:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:16:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/242402-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242402-
Descrição: dc.descriptionO trabalho desenvolveu uma análise da Rapsódia Húngara nº 14, de Franz Liszt, levando em consideração o contexto em que foi produzida, as tendências composicionais do compositor e de sua época, na qual o pianismo era um movimento de grande expressividade na Europa. Também realizou-se uma comparação entre a versão para piano da obra e a versão para orquestra, composta sob a supervisão de Liszt. Foi possível observar uma significativa diferenciação entre as duas versões, evidenciando o fato de que a elaboração orquestral, realizada posteriormente, não se trata de uma transposição da obra original para piano, mas do resultado de um distinto projeto composicional, que orientou a elaboração de uma nova obra, de acordo com a adequação da escrita para este outro meio, e com os pré-requisitos de uma prática musical criadora. Também foram dignos de nota os recursos presentes na obra, e a extensão em que esta pôde legar uma série de soluções composicionais para a música da atualidade.-
Descrição: dc.descriptionThis research developed an analysis of Hungarian Rhapsody No. 14, by Franz Liszt, taking into account the context in which it was produced, the compositional tendencies of the composer and his time, in which pianism was a movement of great expressiveness in Europe. A comparison was also made between the piano version of the work and the orchestral version, composed under Liszt's supervision. It was possible to observe a significant difference between the two versions, evidencing the fact that the orchestral elaboration, carried out later, is not a transposition of the original work for piano, but the result of a distinct compositional project, which guided the elaboration of a new work, according to the suitability of writing for this other medium, and with the prerequisites of a creative musical practice. Also worthy of note were the resources present in the work, and the extent to which it was able to bequeath a series of compositional solutions for contemporary music.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Análise, apreciação-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica orquestral - Análise, apreciação-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica para piano-
Palavras-chave: dc.subjectRapsódias (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectLiszt, Franz, 1811-1886-
Título: dc.titleEstudo analítico acerca da Rapsódia Húngara nº 14, de Franz Liszt-
Título: dc.titleAnalytical study about Hungarian Rhapsody nº 14, by Franz Liszt-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.