
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Catelan, Fernando Bueno | - |
| Autor(es): dc.contributor | André, Carminda Mendes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Lara Júlia Chaves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:58:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:58:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242384 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242384 | - |
| Descrição: dc.description | A proposta desta pesquisa é aprofundar o estudo sobre a participação das pessoas negras na construção do teatro brasileiro. Durante a minha graduação em arte teatro, assim como na graduação de outros colegas que estudam teatro ao nível superior, e até mesmo em outras instituições de ensino, quando estudamos teatro, raramente é considerada a participação negra de forma substancial e ampla. Através de textos que refletem a presença e ausência preta nos palcos, a busca por uma concepção teatral negra a partir do olhar negro sobre si mesmo, e a criação de um teatro voltado as pessoas negras, quero desmistificar a crença, que exclui e apaga a participação negra no teatro nacional, instigando reflexões em torno dessa participação durante o século XVIII, XIX, XX, e até antes disso. Essa pesquisa tem como destino questionar o discurso teatral acadêmico racista, que aponta poucas referências, e pouca participação negra no nosso teatro, busco dissolver aqui o que fortalece esse discurso, que é ricamente validado a partir de um cinismo racista que constrói nossa sociedade brasileira como conhecemos, devendo muito as pessoas negras, porém, apagando, desconsiderando e desviando o foco dos verdadeiros construtores desta nação. | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of this research is to deepen the study on the participation of black people in the construction of Brazilian theater. During my graduation in art theater, as well as the graduation of other colleagues who study theater at the academy, and even in other educational institutions, when we study theater, black participation is rarely considered at a substantial and broadly level. Through texts that reflect black presence and absence on stage, the search for a black theatrical conception based on the black look at itself , and the creation of a theater aimed at black people, I want to demystify the belief, which excludes and erases the black participation in the national theater, instigating reflections around this participation during the 18th, 19th, 20th centuries, and even before that. This research aims to question the racist academic theatrical discourse, which points out few references, and the lack of black participation in our theater, I seek to dissolve here what strengthens this discourse, which is richly validated from a racist cynicism that builds Brazilian society as we know, owing a lot to black people, however, erasing, disregarding and diverting the focus from the true builders of this nation. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concepção teatral negra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abdias do Nascimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro Experimental do Negro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Personagem negra | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro negro | - |
| Título: dc.title | A participação negra na construção do teatro brasileiro: entre estar em cena, sair, e retomar os palcos a partir da criação de uma concepção teatral negra | - |
| Título: dc.title | Black participation in the construction of the brazilian theater: between being on stage, leaving, and returning to the stage from the creation of a black theatrical conception | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: