Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sobreira, Marcone Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Moura, Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Sembenelli, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:23:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:23:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242332 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242332 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: Este estudo buscou verificar o impacto do balonamento de acomodação e do sobredimensionamento das dimensões da endoprótese na remodelação do saco aneurismático, do colo proximal e do colo distal em 6 e 12 meses de pós-operatório. Casuística e métodos: Estudo clínico retrospectivo não controlado de 71 pacientes submetidos à correção endovascular do aneurisma de aorta abdominal infra-renal (AAA) entre dezembro de 2012 a janeiro de 2015. As variáveis anatômicas maior diâmetro, presença de trombo, presença de calcificação do colo proximal e do colo distal, assim como angulação do colo proximal e o diâmetro do saco aneurismático foram correlacionadas com o balonamento nas zonas de ancoragem, e com o sobredimensionamento das medidas da endoprótese. Os desfechos foram: variação do maior diâmetro nos colos proximal, distal e do saco aneurismático, e ocorrência de vazamento. Resultados: Entre os 71 pacientes incluídos, 75% eram do sexo masculino com média de 71,9 anos. O saco aneurismático apresentou maior redução com diâmetro e angulação do colo proximal favoráveis, bem como ausência de calcificação proximal e distal. O colo proximal apresentou aumento do seu maior diâmetro na presença de colo com diâmetro e angulação favoráveis, bem como na ausência de calcificação no colo proximal e distal e trombo no colo proximal; já o colo distal teve maior aumento quando havia características desfavoráveis em relação a seu maior diâmetro e angulação. A maior regressão do saco aneurismático ocorreu quando não houve o balonamento no colo proximal (p=0,26) e nem no colo distal (p=0,025) e quando o superdimensionamento da endoprótese no colo proximal foi > 20% (p = 0,97). Entretanto, o balonamento não influenciou na degeneração das zonas de ancoragem (p>0,05). O superdimensionamento distal da endoprótese levou a um aumento do diâmetro do colo distal ao longo dos 12 meses (p = 0,01), sendo esse aumento mais pronunciado quando o superdimensionamento foi de 10-15% e houve o balonamento (p=0,02). A calcificação em colo distal (odds ratio = 4,42. IC95% [1,08-18,18]) e o balonamento do colo distal (odds ratio = 10,41. IC95% 4 [1,05-10,00]) mostraram-se significativos na ocorrência de vazamento. Conclusão: Houve maior diminuição do saco aneurismático quando o balonamento das zonas de ancoragem não é realizado e o superdimensionamento é da ordem de 20%; o superdimensionamento do colo distal associado ao balonamento e a calcificação da parede levou a aumento do colo distal e vazamento no seguimento de 12 meses. Entretanto, mais estudos são necessários, devido ao número limitado da amostra e o caráter retrospectivo do estudo. | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to corelate the causes of aneurismatic degeneration of the corrective endoprothesis anchor zones on the abdominal aorta aneurism (AAA) to demographic, clinical, laboratorial and anatomic factors. Our hipothesis is that the balooning and overdimension of the measurement of the endoprothesis may speed up or even cause the degenerative process and, by doing so, compromise the eficacy of the endovascular correction. We expect that our results help supress the lack of consensus and the controversy amongst literature as much as supporting the clinical decision on the patients accordingly to their risks, and therefore widening the therapeutic choice for each case. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Procedimentos endovasculares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aneurisma da aorta abdominal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cirurgia aorta | - |
Título: dc.title | Impacto do balonamento e do superdimensionamento das endopróteses de aorta abdominal nas zonas de ancoramento proximal e distal no tratamento do aneurisma de aorta abdominal infra-renal análise retrospectiva de 24 meses | - |
Título: dc.title | Balooning and oversizing impact in abdominal aortic endoprosthesis proximal and distal landing zones on the treatment of abdominal aortic aneurysms retrospective analysis of 24 months | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: