
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Magagnin, Renata Cardoso | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Ana Maria Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:38:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:38:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242263 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242263 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho final de graduação visa abordar a questão da inclusão social na arquitetura, utilizando as artes e a dança como principais ferramentas de integração. A partir da identificação das barreiras físicas e sociais encontradas por pessoas deficientes no uso de edifícios associados a dança e a cultura, o trabalho desenvolve o projeto de um edifício voltado a arte e dança que visa proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar a todos os usuários. O projeto tem como suporte as normas técnicas e legislações sobre acessibilidade dos âmbitos federal, estadual e municipal. O projeto incorpora a importância da Arte e da Dança e seus benefícios como instrumentos de terapia, além dos conceitos de acessibilidade, inclusão e Desenho Universal. O Centro Inclusivo de Arte e Dança, localiza-se na região Leste de São Paulo/SP. Espera-se que o projeto possa se tornar um modelo de referência estética e de acessibilidade, além de ser de grande relevância tanto para os usuários quanto para a comunidade local. | - |
| Descrição: dc.description | This undergraduate works aims to analyze the issue of social inclusion in architecture, using the arts and dance as the main integration tools. From the identification of the physical and social barriers encountered by people with disabilities in the use of buildings associated with dance and culture, the project will develop a building dedicated to art and dance that aims to provide better quality of life and well-being to all users. The project is supported by technical standards and federal, state and local legislation on accessibility. The project incorporates the importance of Art and Dance and its benefits as instruments of therapy, in addition to the concepts of accessibility, inclusion and Universal Design. The Inclusive Center for Art and Dance is located in the East region of São Paulo/SP. It is expected that the project can become an aesthetic and accessibility reference model, in addition to being of great relevance both for users and for the local community. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola de dança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola de Arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dance school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Art school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
| Título: dc.title | Arquitetura inclusiva: centro inclusivo de Artes e Dança | - |
| Título: dc.title | Inclusive architecture: inclusive center for Arts and Dance | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: