Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Carvalho, Veronica Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Penteado, Bruno Elias | - |
Autor(es): dc.creator | de Sousa, Leandro Rondado | - |
Autor(es): dc.creator | Affonso, Frank José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:40:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:40:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-14756-2_4 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242213 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242213 | - |
Descrição: dc.description | Dropout is a complex phenomenon based on interrelated factors such as personal, institutional, structural, sociocultural, among other ones. It represents a waste of resources for students, their families, schools and society, and continues to be a challenge for educational institutions. In the last decade, the growing amount of data from educational institutions and the emergence of data science have led to data mining methodologies to explore this problem empirically. In this work, we map the literature on how data mining has been addressed face-to-face dropout. We synthesize different aspects, all of them related to steps of a generic data mining process. Our findings reveal a low level of formalism in theories, methodologies and pre-processing steps, with most papers making comparisons of different algorithms and features on the data available in the institution’s information system. Finally, we present some guidelines that can be used to improve the research on this topic. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Geociências e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo (USP) | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Geociências e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Formato: dc.format | 55-72 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Communications in Computer and Information Science | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data mining | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisited | - |
Palavras-chave: dc.subject | School dropout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Systematic Literature Mapping | - |
Título: dc.title | Guidelines for the Application of Data Mining to the Problem of School Dropout | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: