Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alfenas | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Lincoln | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Mayara da Mota | - |
Autor(es): dc.creator | Sharp, John G. | - |
Autor(es): dc.creator | Iaochite, Roberto Tadeu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:48:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:48:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2022.887435 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242117 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242117 | - |
Descrição: dc.description | In this article, we explore Brazilian lecturers’ self-efficacy beliefs as a predictor of quality of life and burnout drawing on the concept and theoretical framework of self-efficacy presented by Albert Bandura, the originator of Social Cognitive Theory. The questionnaires adopted for the research included the Brazilian Lecturer Self-Efficacy Scale (BLSES), the Maslach Burnout Inventory (MBI-ES) and the World Health Organization Quality of Life Assessment (WHOQOL-Bref). The participants were 1,709 lecturers from 78 universities in Brazil, most of whom had a doctoral degree. We analyzed the data using descriptive and inferential statistics, performing structural equation modeling (SEM) and cluster analysis using IBM SPSS and Amos. We hypothesized that lecturer self-efficacy would be a positive predictor of quality of life and this, in turn, would be a negative predictor of burnout itself. SEM model fit indices fell within acceptable levels, with the overall model lending support to the stated hypothesis. In addition, lecturer self-efficacy was also a predictor of personal accomplishment in the MBI-ES. Regarding the cluster analysis, participants fell into five groups based on self-efficacy, quality of life and burnout questionnaire scores, each with associated personal, professional and academic characteristics. By way of discussion, we address reflections arising from findings to university life and working conditions, training needs and the need to establish career planning supported by studies that investigate the phenomenon of teaching in higher education in an integrated manner. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Instituto de Biociências Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Alfenas | - |
Descrição: dc.description | Lincoln Higher Education Research Institute University of Lincoln | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Instituto de Biociências Universidade Estadual Paulista | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Frontiers in Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | burnout | - |
Palavras-chave: dc.subject | cluster analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | lecturer self-efficacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | structural equation modeling | - |
Título: dc.title | Self-efficacy beliefs as a predictor of quality of life and burnout among university lecturers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: