
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tampere University | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tampere University Hospital | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Eastern Finland | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kuopio University Hospital | - |
| Autor(es): dc.contributor | and Life Sciences (ISPA) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bueno, Julia Lucio | - |
| Autor(es): dc.creator | de Campos, Lucas Arrais | - |
| Autor(es): dc.creator | Peltomäki, Timo | - |
| Autor(es): dc.creator | Marôco, João | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.46542/pe.2022.221.503514 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242054 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242054 | - |
| Descrição: dc.description | Objective: To assess the psychometric properties of the Academic Experience Satisfaction Scale (ESEA) applied to Pharmacy and Dentistry students and investigate the effect of demographic and course-related characteristics on the ESEA factors. Methods: This was a cross-sectional study. Academic satisfaction was assessed by the ESEA. Construct validity was measured by confirmatory factor analysis (CFI, TLI, RMSEA). The composite reliability (CR) and the ordinal α were estimated. Structural model was elaborated considering demographic and course-related characteristics as the independent variable and ESEA factors as the dependent variables. The model fit and path estimates significance (β) were evaluated (z test; α = 5%). Results: 544 students participated in the study (70.0% female; mean age: 21.4 ± 2.4 years; 52.4% dental students). ESEA showed adequate fit to the data (CFI = 0.90; TLI = 0.90; RMSEA = 0.064, CR and α ≥ 0.88). In general, students reported being satisfied with their academic experience. Dental students and those from the first and second years of the course showed greater satisfaction with the academic experience. Sex did not have a significant impact on any of the scale's factors. Conclusion: ESEA produced valid and reliable data. Course-related characteristics, but not demographic characteristics, significantly affected the academic experience of students. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP), Campus (Araraquara) | - |
| Descrição: dc.description | Faculty of Medicine and Health Technology Tampere University | - |
| Descrição: dc.description | School of Dentistry São Paulo State University (UNESP), Campus (Araraquara) | - |
| Descrição: dc.description | Tampere University Hospital | - |
| Descrição: dc.description | Faculty of Health Sciences Institute of Dentistry University of Eastern Finland | - |
| Descrição: dc.description | Department of Ear and Oral Diseases Tampere University Hospital | - |
| Descrição: dc.description | Department of Oral and Maxillofacial Diseases Kuopio University Hospital | - |
| Descrição: dc.description | William James Center for Research (WJCR) University Institute of Psychological Social and Life Sciences (ISPA) | - |
| Descrição: dc.description | School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP), Campus (Araraquara) | - |
| Descrição: dc.description | School of Dentistry São Paulo State University (UNESP), Campus (Araraquara) | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/18163-0 | - |
| Formato: dc.format | 503-514 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Pharmacy Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic experience | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Validamon study | - |
| Título: dc.title | Academic experience satisfaction of pharmacy and dentistry students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: