Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Amanda Queiroz | - |
Autor(es): dc.creator | Penteado, Miriam Godoy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:16:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:16:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-11518-0_17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242034 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242034 | - |
Descrição: dc.description | This chapter is based on a research project whose focus is the teaching and learning of mathematics in environments where deaf students and hearing students are together. In this context, the complexity of teaching and learning processes becomes more evident due to the use of two languages for communication and the presence of a new person in the classroom, the interpreter, whose function is to interpret/translate the Portuguese to Libras and vice versa. However, using a teaching methodology based on an inquiry approach, in which the dialogue is the main pattern of communication, the role of the interpreter can have other characteristics. In order to contribute to a better understanding of the practices of the interpreter, this chapter discusses some episodes from mathematics classes, highlighting the interpreter’s participation. We first present the working context of the interpreter, including the policies, challenges, and perspectives of this profession. After this, some relevant aspects of the dialogue perspective adopted in the research are elucidated. Finally, we present two episodes in which the interactions in the mathematics classes were mediated by an interpreter. The results indicate that in the context of landscapes of investigation, the role of the interpreter gains characteristics that go beyond the interpretation/translation. We recognize the role of the interpreter as fundamental in promoting equality in classrooms where deaf and hearing are together. And we understand this equality as a crucial point for creating new ways of understanding, especially with respect to mathematics. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Rio Claro | - |
Formato: dc.format | 253-270 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Inclusive Mathematics Education: State-of-the-Art Research from Brazil and Germany | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian sign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deafness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpreter | - |
Palavras-chave: dc.subject | Landscapes of investigation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Título: dc.title | The Role of the Interpreter of Brazilian Sign Language in the Dialogue Among Deaf and Hearing Students in Mathematics Classes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: