Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Columbia University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | dos Santos, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Troche, Michelle Shevon | - |
Autor(es): dc.creator | Berretin-Felix, Giédre | - |
Autor(es): dc.creator | Barbieri, Fabio Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Brasolotto, Alcione Ghedini | - |
Autor(es): dc.creator | Silverio, Kelly Cristina Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:55:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:55:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2022.04.016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241958 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To verify the effect of resonance tube voice therapy on the vocal aspects of patients with Parkinson's Disease (PD). Method: Intra-subject comparative controlled clinical trial with a single group assignment. Fourteen individuals with PD (10 men, mean age 66.1 years; four women, mean age 73.75 years) received eight 45-minute sessions of voice therapy, twice a week for 4 weeks. The therapy consisted of semi-occluded vocal tract exercises – phonation method in a resonance tube (glass, 27 cm x 9 mm) in water. Tube depth in water ranged from 2 cm to 9 cm, as the difficulty in carrying out the exercises increased (usual pitch, high pitch, low pitch, ascending/descending glissandos), followed by sentence production. The assessments were made three times: at baseline (Time0), after 30 days without intervention (Time1), and 1 day after eight intervention sessions (Time2). The following aspects were assessed: vocal intensity; acoustic parameters (Smoothed Cepstral Peak Prominence – CPPs, alpha ratio, and L1-L0 difference); auditory-perceptual analysis of the overall degree of vocal quality deviation; voice symptoms (Voice Symptom Scale protocol - VoiSS) and voice-related quality of life (Voice-Related Quality of Life Protocol – V-RQOL). The results were compared at the three times of assessment Time0/Time1/Time2 using one-way repeated measures ANOVA test and Tukey test (5% significance). Results: intervention significantly increased: vocal intensity, L1-L0 value of vowel /a/ and counting, CPP value in counting, and decreased: the overall degree of vocal quality deviation in 78% of participants, the total score of VoiSS protocol, the limitation, and emotional subscales. In addition, the intervention increased the score of all the domains of V-RQOL protocol - physical, socio-emotional, and total. Conclusion: Resonance tube phonation in voice therapy was effective in increasing vocal intensity and long-term acoustic parameters, the improved overall degree of vocal quality, reducing voice symptoms, and increasing voice-related quality of life in individuals with PD. | - |
Descrição: dc.description | Speech-Language Pathology and Audiology Department at Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Speech-Language Pathology Department of Biobehavioral Sciences Teachers College Columbia University | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education School of Sciences São Paulo State University (Unesp) –, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education School of Sciences São Paulo State University (Unesp) –, São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Voice | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parkinson's Disease | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Palavras-chave: dc.subject | Therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voice | - |
Título: dc.title | Effects of Resonance Tube Voice Therapy on Parkinson's Disease: Clinical Trial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: