Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | UAB | - |
Autor(es): dc.creator | de Paulo, Rodrigo Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Casarin, Helen de Castro Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Castanha, Rafael Gutierres | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória Maria Lourenço | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:10:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:10:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84256 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241926 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241926 | - |
Descrição: dc.description | Objective: Discuss how prejudice has been evidenced in digital social networks, with an emphasis on racism; identify the main prejudices suffered and witnessed by Brazilian high school students in digital social networks. Method: The theoretical foundation was built from the dialogue of black authors who discuss the topic. The study was carried out in a private school in a city in the interior of the state of São Paulo. For data collection, an electronic questionnaire was applied to the group of high school students at the school. 215 students participated in the research. Result: it appears that most students have social networks and also witness situations of prejudice on the internet, largely due to: color or race, physical appearance, liking people of the same sex and being a woman. It is easier for students participating in the research to perceive the prejudice suffered by others, rather than by themselves. Conclusions: The main conclusion is that, just like in the analog world, educators, including librarians, need to strongly guide the themes related to prejudice and racism in their educational practice in a critical way. It is hoped that the results can be used as a subsidy for the preparation of digital literacy programs for high school students. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista UNESP-PPGCI | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista UNESP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Aberta de Portugal UAB | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista UNESP-PPGCI | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista UNESP | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Encontros Bibli | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Título: dc.title | Racism and prejudice in digital social networks: research with high school students | - |
Título: dc.title | RACISMO E PRECONCEITO NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: PESQUISA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: