
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Paschoarelli, Luis Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Nathan Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferro-Marques, Larissa R. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:28:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:28:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-75867-7_4 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241890 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241890 | - |
| Descrição: dc.description | Older adults are a significant part of the world population and new Information Technologies (ITs) will have an essential role in maintaining the quality of life and social integration of this population. However, the interfaces of different Its—especially smartphones—do not yet satisfy the characteristics, needs and expectations of older adults since they present physical, cognitive and emotional barriers that disappoint these users. The present study was based on a Systematic Literature Review (SLR), and aimed to analyze the main barriers experienced by older adults when using smartphones. Three aspects were highlighted for the present analysis: the physical, cognitive and emotional. The SLR has shown that much progress has been made to understand the interaction problems between older users and smartphones. However, many barriers remain, creating difficulties of use and limiting the effective contribution of IT to these users. Thus, guidelines based on physical, cognitive and emotional aspects, essential for the new ergonomic design of smartphones, are compiled and presented. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
| Formato: dc.format | 53-64 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Springer Series in Design and Innovation | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emotion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Older users | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Smartphone | - |
| Título: dc.title | Understanding the Barriers and Challenges Between Older Users and Smartphones: A Systematic Literature Review | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: