Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Paulista – UNIP | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.creator | Lucchesi, Fernando Del Mando | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida-Verdu, Ana Claudia M. | - |
Autor(es): dc.creator | Bolsoni-Silva, Alessandra Turini | - |
Autor(es): dc.creator | Buffa, Maria José Monteiro Benjamin | - |
Autor(es): dc.creator | das Graças de Souza, Deisy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:54:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:54:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s40732-022-00518-w | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241850 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241850 | - |
Descrição: dc.description | Research on relations between hearing through cochlear implants and accurate speech is still scarce. The present study used the stimulus equivalence paradigm to investigate the effects of systematically teaching reading skills on speech accuracy in four children with cochlear implants. We used 17 sets of stimuli, each with three dictated (A) and printed (C) words, corresponding pictures (B), and dictated and printed syllables from each word (As and Cs). After teaching stimulus–stimulus relations (AB, AC, and AsCs) and stimulus–response relations (i.e., constructed responses under the control of printed words [CE]), we measured emergent relations, including picture naming (BD) and word reading (CD). Word reading and picture naming were systematically evaluated across stimulus sets (units) according to a single-subject experimental design. All four children presented improvements in reading and speech accuracy in the picture-naming tasks. These results suggest that exposing children with cochlear implants to equivalence-based instructional programs can improve speech accuracy in picture naming in this population through the transfer of stimulus control from printed words to pictures. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Paulista – UNIP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista - UNESP, Av. Eng Edmundo Carrijo Coube s/n, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – UNESP | - |
Descrição: dc.description | Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos – UFSCar | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista - UNESP, Av. Eng Edmundo Carrijo Coube s/n, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista – UNESP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Psychological Record | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cochlear implant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equivalence-based instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech production | - |
Título: dc.title | Speech Accuracy and Reading in Children with Cochlear Implants | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: