
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Valdemarin, Vera Teresa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:41:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:41:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202248244750 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241805 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241805 | - |
| Descrição: dc.description | This article adopts the historical perspective to understand the dynamics of the circulation of pedagogical ideas and identify movements of innovation, accommodation, and reinterpretation, usual in cultural processes. The analysis of the theme is limited to the educational ideas of Johan Friedrich Herbart (1776-1841) put into circulation in the United States of America, between the final decade of the 19th century and the initial decades of the 20th century. The documentary sources that support the analysis of this theme are two textbooks produced to guide the teaching practice of elementary school teachers, in training and practice: The elements of the general method based on the principles of Herbart (in the 1893 and 1907 editions) and Teaching by Projects, published in 1920, both by Charles A. McMurry (1857-1929), one of the leading North American disseminators of Herbartianism who, in addition to producing a vast bibliography, was a teacher, director and superintendent in primary schools, served in teacher training institutions and was one of the founders and Secretary of the National Herbart Society. The analysis of the diffusion cycle of Herbartian ideas, located between the Pestalozzian conceptions - the object lessons - and the conceptions of Progressive Education - the project method -, considered the interrelationship between agents, educational institutions, and pedagogical publications and followed since its renewing pretensions until its capitulation in the face of other trends and theories. Movements of innovation, adaptation, and reinterpretation of pedagogical concepts and practices were identified to give them relevance and meaning in different contexts of use | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 311711/2019-7 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Educacao e Pesquisa | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History of education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | North-american herbartianism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical ideas circulation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
| Título: dc.title | The circulation of Johann Friedrich Herbart’s ideas in North American textbooks (1893–1920) | - |
| Título: dc.title | A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: