Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Aeronautic Technological Institute (ITA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Santa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Rio Grande Do Norte | - |
Autor(es): dc.creator | de Carvalho, Ana Beatriz Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Natália Inês | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Tiago Moreira Bastos | - |
Autor(es): dc.creator | Zucuni, Camila | - |
Autor(es): dc.creator | Valandro, Luiz Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | de Siqueira Ferreira Anzaloni Saavedra, Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Bottino, Marco Antonio | - |
Autor(es): dc.creator | de Assunção e Souza, Rodrigo Othávio | - |
Autor(es): dc.creator | de Melo, Renata Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:56:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:56:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s00784-022-04412-1 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241738 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241738 | - |
Descrição: dc.description | Objective: The aim of this study was to evaluate the effect of four different finishing procedures on the fatigue strength of a fully stabilized zirconia (5Y-FSZ) material. Materials and methods: Disc-shaped specimens of a 5Y-FSZ (Katana UTML, Kuraray Noritake) were made (ISO 6872–2015), grinded with 600- and 1200-grit silicon carbide paper, sintered as recommended, and randomly assigned into four groups according to the finishing technique: C (control, as-sintered), P (polished with polishing rubbers), G (glaze application – powder/liquid technique), and PG (polished with polishing rubbers + glaze application – powder/liquid). Then fatigue strength (staircase method), X-ray diffraction (XRD), and scanning electron microscopy (SEM) analyses were performed. Results: The C group presented the lowest fatigue strength, while the PG group presented the highest. The P and G groups presented intermediate behavior, presenting similar statistical results. XRD showed similar crystalline phase patterns for all groups. SEM images revealed some changes in the zirconia surface, with the P group presenting some scratches on the surface, while the scratches in the PG group were filled with the glaze material. Conclusion: None of the techniques analyzed in this study impaired the fatigue strength of fully stabilized zirconia. Importantly, the polishing rubbers combined with glaze application (PG group) improved its fatigue strength. Clinical relevance: The polishing rubbers followed by glaze application improve the fatigue strength in ultra-translucent zirconia. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Department of Dental Materials and Prosthodontics Institute of Science and Technology São Paulo State University, 777, Engenheiro Francisco José Longo Avenue | - |
Descrição: dc.description | Aeronautic Technological Institute (ITA), 50, Marechal Eduardo Gomes Square, SP | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Odontology Post-Graduate Program in Oral Science Prosthodontic Unit Federal University of Santa Maria, 1184, Marechal Floriano Peixoto Street, RS | - |
Descrição: dc.description | Department of Dentistry Prosthodontic Unit Federal University of Rio Grande Do Norte, 1787, Senador Salgado Filho Avenue, RN | - |
Descrição: dc.description | Department of Dental Materials and Prosthodontics Institute of Science and Technology São Paulo State University, 777, Engenheiro Francisco José Longo Avenue | - |
Descrição: dc.description | CAPES: #1 | - |
Formato: dc.format | 4479-4486 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Clinical Oral Investigations | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dental zirconia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fatigue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glazing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Staircase method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surface treatments | - |
Título: dc.title | Fatigue strength of 5Y-FSZ: glazing and polishing effects | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: