Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Consel ho Naci onal de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Autor(es): dc.creator | Maziero, Vanessa Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Fernanda Ludmilla Rossi | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Bruna Moreno | - |
Autor(es): dc.creator | Balsanelli, Alexandre Pazetto | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriel, Carmen Silvia | - |
Autor(es): dc.creator | Bernardes, Andrea | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:57:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:57:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.5868.3546 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241702 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241702 | - |
Descrição: dc.description | Objective: to establish the psychometric properties of the Authentic Leadership Questionnaire (ALQ) applied to Brazilian nurses. Method: cross-sectional observational study with a non-probabilistic sample. The psychometric properties of the RATER and SELF versions of the ALQ were calculated using confirmatory factor analysis with the WLSMV robust estimation method. The following indices were used to assess the goodness-of-fit of the model: chi-square by degrees of freedom (χ2/df), Tucker-Lewis Index (TLI), Comparative Fit Index (CFI), Root Mean Square Error of Approximation (RMSEA) and Standardized Root Mean Squared Residual (SRMR). Data reliability was analyzed using the ordinal coefficient alpha and composite reliability. Results: 181 nurses participated of the study (female gender: 80.1%; mean age of 34.6 years; working time of less than five years: 76.3%). The complete ALQ RATER and ALQ SELF models did not present an adequate fit. Therefore, the refined models presented a better fit to the sample data (ALQ RATER: χ2/df=2.77; CFI=0.97; TLI=0.97; RMSEA=0.10; SRMR=0.05; ALQ SELF: χ2 / df=2.74; CFI=0.94; TLI=0.92; RMSEA=0.10; SRMR=0.08). In the ALQ RATER model, items 1, 7 and 13 were excluded. Due to the high correlation between the factors Relational Transparency and Moral Perspective, a three-factor model based on the combination of the factors mentioned above was proposed. In the ALQ SELF model, items 2, 5, 9 and 10 were excluded. Likewise, a three-factor model based on the combination of two factors, now called Self-Awareness Balance, was proposed. Conclusion: the data obtained with the Authentic Leadership Questionnaire with Brazilian nurses were valid and reliable. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto PAHO/WHO Collaborating Centre for Nursing Research Development, SP | - |
Descrição: dc.description | Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, MS | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Enfermagem, SP | - |
Descrição: dc.description | Consel ho Naci onal de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Revista Latino-Americana de Enfermagem | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Services | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing, Team | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organization and Administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychometrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Validation Study | - |
Título: dc.title | Authentic Leadership Questionnaire applied to Brazilian nurses: evidence of validity* | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: