Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | Villalba, Marina M. | - |
Autor(es): dc.creator | Eltz, Giovana D. | - |
Autor(es): dc.creator | Fujita, Rafael A. | - |
Autor(es): dc.creator | Panhan, Ana C. | - |
Autor(es): dc.creator | Cardozo, Adalgiso C. | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Mauro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:12:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:12:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11332-022-00968-3 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241671 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241671 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To compare the effects of a 6-week plyometric training protocol performed on the ground or a mini-trampoline on basketball players' strength, jumping, landing, and balance. Methods: This randomized clinical trial recruited 30 male basketball athletes, (17–21 years), were divided into three groups: plyometric training on the mini-trampoline group (MT) (n = 11), plyometric training on the ground group (GR) (n = 9), and control group (CON) (n = 10). Isometric strength, countermovement jump height, landing impact (ground reaction force) in single-leg drop landing jump, and balance [center of pressure (COP) Area, COP length] in single-leg standing tests (eyes closed and open) were evaluated before and after intervention performing a MANOVA with repeated measures (pre- and post-training) for each dependent variable. Results: No statistical effects were found for strength and jump height for any group or moment. In the single-leg drop landing, GR and CON showed lower landing impact than MT (p < 0.001). For the COP area with eyes open, GR showed better results after training (p =.013), and MT showed worse results (p < 0.001). Regarding COP area with eyes closed, all groups demonstrated improvements (p = 0.001). Regarding the COP length with eyes open, interactions showed differences between all groups, but not for moments pre- and post-training (p = 0.37). Improvements in COP length with eyes closed were observed post-training for all groups (p = 0.041). Conclusion: To improve landing during jumps and balance performance, coaches should tend toward conventional plyometric training rather than on a mini-trampoline. | - |
Descrição: dc.description | Ribeirão Preto College of Nursing University of São Paulo, Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Bioscience São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | University of Dentistry of Piracicaba Campinas State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Bioscience São Paulo State University, São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Sport Sciences for Health | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Athletic performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plyometric exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistance training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sports training | - |
Título: dc.title | Effects of six weeks of plyometric training on the ground vs on a mini-trampoline on strength, jump performance, and balance in male basketball players—randomized clinical trial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: