Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Facultad de Lenguas y Educación | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | González, Sara Berrio | - |
Autor(es): dc.creator | Leralta, Susana Martín | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Nildicéia Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:31:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:31:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.25267/Pragmalinguistica.2021.i29.10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241521 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241521 | - |
Descrição: dc.description | This article empirically analyzes the genre and pragmatic strategy chosen by 30 Spanish and 30 Brazilian university students. In order to achieve this goal, both groups conducted a DCT composed of eight academic situations with different relative power, social distance and power rankings. In each situation they had to decide whether to send an e-mail or a private message on Facebook. The data gathered from the corpus shows that the Brazilians have a slight preference for private messages on Facebook whereas the Spaniards demonstrated an orientation toward e-mails. However, both groups had a predilection for direct strategies, especially when refusing in low power rank or high social distance situations. All in all, there are pragmatic differences hidden behind the false image of transparency that related languages share. It is necessary to unveil them in order to avoid pragmatic failures and achieve successful cross-cultural interactions. | - |
Descrição: dc.description | Dpto. de Lenguas Aplicadas Universidad Nebrija Facultad de Lenguas y Educación, Campus Madrid-Princesa, Calle de Santa Cruz de Marcenado, 27 | - |
Descrição: dc.description | Universidad Nebrija Facultad de Lenguas y Educación, Campus Madrid-Princesa, Calle de Santa Cruz de Marcenado, 27 | - |
Descrição: dc.description | Dpto. de Lenguas Modernas Universidade Estadual Paulista (FCLAr-UNESP), Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 | - |
Descrição: dc.description | Dpto. de Lenguas Modernas Universidade Estadual Paulista (FCLAr-UNESP), Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 | - |
Formato: dc.format | 190-210 | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Pragmalinguistica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilians | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cross-cultural pragmatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | digital genres | - |
Palavras-chave: dc.subject | refusals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spaniards | - |
Título: dc.title | That's impossible for me: the genre and pragmatic strategy chosen by Spaniards and Brazilians when refusing in digital and academic interactions | - |
Título: dc.title | Me es imposible: elección del género discursivo y estrategias pragmáticas del rechazo en la comunicación académica digital de españoles y brasileños | - |
Título: dc.title | « C'est impossible pour moi » : le choix du genre discursif et des stratégies pragmatiques du refus dans la communication académique et numérique des espagnols et des brésiliens | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: