Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Luciane Cristine Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Julian, Carmen Maria Casquel Monti | - |
Autor(es): dc.creator | Damiance, Patrícia Ribeiro Mattar | - |
Autor(es): dc.creator | Garbellotti, Thayná Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:40:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:40:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21814/RPE.21407 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241433 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241433 | - |
Descrição: dc.description | In Brazil, there is a significant representativeness of doctors in institutional administrative positions, however, some of them work without general or specific knowledge of public administration bases and health management. Based on this assumption, the objective was to present a geographical, administrative and pedagogical characterization of medical courses in Brazil and, in particular, in the state of São Paulo, identifying how the theme of health management is worked on in these courses, as well as understanding the experience of health professors regarding the expression of health management in a medical curriculum. It is a quantitative and qualitative research. This article presents the results of two of the quantitative phases and a part of the qualitative phase, in which 38 teachers from an institution belonging to the municipal higher education network participated. The prevalence of the private administrative entity and the semester school regime was observed in the analyzed courses. It was not possible to categorically state that themes related to health management are effectively addressed in medical degrees in the state of São Paulo. However, theachers professors who participated in this study recognize the value of conceptual, procedural and attitudinal contents of health management in the initial training of doctors. It is concluded that it is necessary to consider the relation between the National Curriculum Guidelines for undergraduate Medicine in Brazil and the pedagogical practice, the administrative intentionality and the training perspectives of medical education managers, indicating the steps to be followed for the design and the execution of structured curriculum, in the area of health management. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Enfermagem Faculdade de Medicina Unesp | - |
Descrição: dc.description | Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Enfermagem Faculdade de Medicina Unesp | - |
Formato: dc.format | 361-379 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Portuguesa de Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | (Re)knowing the dimension of health management in a medical curriculum | - |
Título: dc.title | (Re)conhecendo a dimensão da gestão em saúde em um currículo médico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: