Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Hospital Estadual de Botucatu | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia De Avila, Marla Andréia | - |
Autor(es): dc.creator | Prata, Rafaela Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Jacob, Francine Letícia Da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Nóbrega, Francisca Miriam De Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | De Barros, Gabriela Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Sugiura, Beatriz Mayumi Gonsales | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:40:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:40:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.pedn.2022.07.010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241418 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241418 | - |
Descrição: dc.description | Background: Reducing preoperative anxiety can help optimize surgical care. Aim: To analyze the effectiveness of verbal guidance by nurses versus verbal guidance combined with a comic book on preoperative anxiety in children and their parents. Methods: We conducted a randomized parallel, two-group controlled clinical trial in the pediatric ward and a blinded anxiety assessment in the operating room of a Brazilian hospital. Individuals aged 6–14 years undergoing surgical procedures of up to 4 h for the first time were included in the study. Parents who were adults, literate, and able to communicate verbally were included. The primary outcome was the children's anxiety, measured by the Children Anxiety Questionnaire (CAQ), Visual Analog Scale (VAS), and the modified Yale Preoperative Anxiety Scale (mYPAS); the secondary outcome was the parents' anxiety, assessed by the Hamilton Anxiety Rating Scale. Participants were divided into the intervention (IG; n = 60) and control (CG; n = 60) groups. Findings: The two groups were homogeneous. The median age of the children was 8 years. No significant differences were observed in the CAQ and VAS scores between the two assessment time points or in the mYPAS scores between the IG and CG. However, parents' anxiety significantly decreased in both groups. Application to practice: Preoperative guidance by nurses, either verbal only or verbal information with a comic book proved beneficial in reducing parental anxiety. However, both interventions, performed on the day of surgery, failed to reduce preoperative anxiety in children and adolescents upon admission to the operating room. We recommended the process of preparing the child should begin after scheduling the surgery. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Nursing Botucatu Medical School Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Hospital Estadual de Botucatu | - |
Descrição: dc.description | Department of Nursing Botucatu Medical School Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 19/05294-9 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 20/05765-9. | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Pediatric Nursing | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinical trial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patient education handout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pediatric nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perioperative nursing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surgery | - |
Título: dc.title | Educational intervention through a comic book for preoperative anxiety in children, adolescents, and their parents: A randomized clinical trial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: