
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Victuri, Alexandre Aguiar | - |
| Autor(es): dc.creator | Bolsoni-Silva, Alessandra Turini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:45:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:45:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1186/s41155-022-00226-y | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241341 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241341 | - |
| Descrição: dc.description | Terapia Analítico-Comportamental (TAC) (in English, behavioral-analytic therapy, behavior therapy, or clinical behavior analysis) is a possible intervention for cases of anxiety and depression, but it still has much to advance in terms of efficacy and clinical utility evidence. This article aims to describe the effects of a semi-structured intervention in the model of TAC regarding anxiety and depression, behavior, complaints, and satisfaction indicators. Participants included three women with children, marital relationships, and work, aged between 34 and 41 with complaints compatible with anxiety and depression disorders. The intervention used Promove – Saúde da Mulher (PSM) (in English, Promote Women’s Health), which included 17 topics, most of them related to social skills. Instruments included the GAD-7 for anxiety, PHQ-9 for depression, IHS-2 Del Prette for social skills, a Complaints Checklist for monitoring clinical demands, and an Evaluation of the Therapeutic Process to describe clients’ satisfaction rates. The results from the standardized instruments were statistically analyzed via the JT method. All three participants showed reliable improvements in anxiety and/or depression, improvement in most complaints, and satisfaction with the intervention and its outcomes. Acquisition of social skills occurred in two cases. One participant dropped out and another one relapsed at follow-up. The efficacy criteria were used to evaluate the internal validity of the present study. The study collected the first evidences of outcome and satisfaction for PSM, thus enabling future investigations on the efficacy and clinical utility of this intervention program. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, SP | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia – Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, SP | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, SP | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia – Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, SP | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/02487-0 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Psicologia: Reflexao e Critica | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Behavior therapy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Behavioral-analytic therapy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Clinical behavior analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Depression | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TAC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
| Título: dc.title | Effects of Promove – Saúde da Mulher on anxiety, depression, social skills, and satisfaction: A single-subject design | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: