Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Planalto University Center of Distrito Federal (UNIPLAN) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Camila de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Maximino, Luciana Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Abramides, Dagma Venturini Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Weber, Silke Anna Theresa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:17:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:17:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2022.104300 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241318 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241318 | - |
Descrição: dc.description | Background: Obstructive sleep apnea (OSA) is associated with a negative impact on neurocognitive development in children. Receptive/expressive oral language is a complex process, with limited investigations on the repercussion of OSA. This study aimed to analyze receptive and expressive oral language skills in children with obstructive sleep apnea (OSA). Methodology: This study included 52 children (27 females, 51.92 %) with a mean age of 7 ± 2 years (age range of 4–11 years), which underwent type 3 polysomnography (PSG). The participants were divided into N-OSA (n = 16) and OSA (n = 36) groups based on the apnea-hypopnea index. The speech-language therapist evaluated hearing and oral language for phonology, expressive semantics, syntax, receptive semantics (Peabody Image Vocabulary Test), pragmatics, and understanding of verbal instructions (Token Test). Results: Oral language assessments showed a difference in the pragmatics subsystem (p = 0.047), with positive correlation between OSA severity and oral language functions such as pragmatics and syntax (desaturation index, p = 0.045). Conclusion: Obstructive sleep apnea (OSA) had a negative impact on oral language skills, including the syntax and pragmatics subsystems. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Planalto University Center of Distrito Federal (UNIPLAN), DF | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech-Language Pathology at Dentistry School of Bauru (FOB-USP), SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Ophthalmology and Otorhinolaryngology Botucatu Medical School UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Ophthalmology and Otorhinolaryngology Botucatu Medical School UNESP, SP | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 16/05659-9 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Research in Developmental Disabilities | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obstructive sleep apnea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sleep | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech-Language Pathology | - |
Título: dc.title | Oral language skills in Brazilian children with obstructive sleep apnea | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: