Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Bruno Henrique de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | de Andrade, Pedro Henrique Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Otávio | - |
Autor(es): dc.creator | Mariana de Aquino Miranda, Jessica | - |
Autor(es): dc.creator | Bazan, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, Luciane Aparecida Pascucci Sande | - |
Autor(es): dc.creator | José Luvizutto, Gustavo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:07:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:07:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/21695717.2022.2067721 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241213 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241213 | - |
Descrição: dc.description | Objectives: New types of treatments have emerged, such as non-invasive brain stimulation (NIBS), to treat chronic vestibular dysfunction (VD). Considering that NIBS is a promising approach to reduce VD symptoms, this review was aimed to analyze the effects of NIBS in patients with VD. Methods: We adhered to the methods described in the Cochrane Handbook for Intervention Reviews. The eligibility criteria were as follows: (a) individuals with vestibulopathy having clinical and neuroimaging; (b) Interventions: non-invasive brain stimulation, this intervention comprised transcranial direct current stimulation (tDCS) and repetitive transcranial magnetic stimulation (rTMS); (c) Control: any comparison or sham; and (d) Outcomes: dizziness and balance. We included randomized controlled trials and non-randomized studies from July 2004 to February 2020. We searched the PubMed, CINAHL, Web of Science, Scopus, Cochrane, and Ovid databases. Two pairs of reviewers independently screened all titles and abstracts. Two authors assessed the risk of bias for each study using the criteria outlined in the Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions and used the Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE) methodology to rate the certainty of the evidence for each outcome. Results: We identified 136 studies, and included two studies. Both studies used tDCS application. One study used anodal cerebellar tDCS or sham at 2 mA for 25 min associated with vestibular rehabilitation therapy (VRT), and the other study used anodal tDCS over the left dorsolateral prefrontal cortex (F3) for 25–30 min associated with VRT at home. Both studies showed clinical improvement in the Dizziness Handicap Inventory (DHI), State-Trait Anxiety Inventory (STAI), Activities-Specific Balance Confidence (ABC), and Self-Rating Depression Scale (SDS) scores. Both studies presented higher-quality evidence on the GRADE scale and a low risk of bias. Conclusions: Based on two studies, anodal tDCS over F3 or the cerebellum associated with VRT improved chronic vestibular symptoms. | - |
Descrição: dc.description | Department of applied Physiotherapy Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) | - |
Descrição: dc.description | Department of Neurology Botucatu Medical School (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Neurology Botucatu Medical School (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Hearing, Balance and Communication | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | balance | - |
Palavras-chave: dc.subject | dizziness | - |
Palavras-chave: dc.subject | transcranial direct current stimulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vestibular dysfunction | - |
Título: dc.title | Effects of non-invasive brain stimulation (NIBS) on vestibulopathy disorders: a systematic review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: