
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Northern Illinois University | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Illinois at Chicago | - |
| Autor(es): dc.contributor | Hasselt University | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Medicina | - |
| Autor(es): dc.creator | Sebastião, Emerson | - |
| Autor(es): dc.creator | Wood, Tyler | - |
| Autor(es): dc.creator | Motl, Robert Wayne | - |
| Autor(es): dc.creator | Santinelli, Felipe Balistieri | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbieri, Fabio Augusto | - |
| Autor(es): dc.creator | Zanesco, Angelina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1980-657420220016021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241125 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241125 | - |
| Descrição: dc.description | Aim: This review aimed to provide evidence and highlight the importance of including physical activity (PA) and/or exercise training (ET) as part of the comprehensive multiple sclerosis (MS) care. Methods: Using the current literature on the subject, we provide a brief overview of MS incorporating its definition, common symptoms, prevalence, and potential disease consequences. We further succinctly describe MS as the first line of treatment, as well as the role of PA and ET in the disease. We end the commentary highlighting important recommendations from an international initiative to improve MS-related physical activity research that we believe will help not only improve the area of study but also best practices within this population. Results: There is compelling evidence for the beneficial effects of PA and/or ET on MS-related symptoms and consequently health and quality of life. There is preliminary evidence suggesting the potential for a disease-modifying effect. Conclusion: Fomenting this discussion is timely due to the increased prevalence of MS in different regions of the globe, and people with MS report low levels of PA participation and high amounts of sedentary time. The consequences of inactivity in this population can be drastic. The current body of evidence supports the notion that PA and ET are safe health behaviors that should be adopted as an adjuvant treatment option within the comprehensive and complex MS care due to its benefits on a variety of disease-related symptoms and its potential for improving health and quality of life in this population. | - |
| Descrição: dc.description | Northern Illinois University Department of Kinesiology and Physical Education | - |
| Descrição: dc.description | University of Illinois at Chicago Department of Kinesiology and Nutrition | - |
| Descrição: dc.description | REVAL Rehabilitation Research Center Faculty of Rehabilitation Sciences Hasselt University | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências Departamento de Educação Física, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Metropolitana de Santos Faculdade de Medicina, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Departamento de Educação Física Instituto de Biociências, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências Departamento de Educação Física, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Departamento de Educação Física Instituto de Biociências, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Motriz. Revista de Educacao Fisica | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | health-related quality of life | - |
| Palavras-chave: dc.subject | motor activity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | neurodegenerative disease | - |
| Palavras-chave: dc.subject | patient care | - |
| Palavras-chave: dc.subject | rehabilitation | - |
| Título: dc.title | The importance of promoting physical activity and exercise training as adjuvant therapy for people with multiple sclerosis | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: