
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Federal University of Triângulo Mineiro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Gabrielly Fernanda | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Monalisa Resende | - |
| Autor(es): dc.creator | Appelt, Pablo Andrei | - |
| Autor(es): dc.creator | Bazan, Rodrigo | - |
| Autor(es): dc.creator | de Souza, Luciane Aparecida Pascucci Sande | - |
| Autor(es): dc.creator | José Luvizutto, Gustavo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:21:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:21:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/21695717.2022.2061689 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241123 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241123 | - |
| Descrição: dc.description | Objective: We used the numeric vertical line test (NVLT) to analyze perceptual accuracy and precision of verticality at various life stages in a healthy population and compared the results of the NVLT with tests of verticality. Methods: This cross-sectional study involved three participant groups: (a) 50 children, (b) 50 adults, and (c) 50 older adults. Each participant underwent three tests: (a) the NVLT, (b) the subjective visual vertical (SVV), and (c) the subjective haptic vertical (SHV). The test results for each age group were compared using analysis of variance, and Pearson's correlation coefficients were used to evaluate correlations between all tests. Results: In the accuracy analysis, children (p = 0.003) and older adults (p = 0.003) were found to show lower accuracy on the NVLT than adults; children had lower accuracy on the SVV test than adults (p = 0.0008); and children (p < 0.001) and older adults (p = 0.04) had lower accuracy on the SHV test than adults. In the precision analysis, children (p = 0.006) and older adults (p = 0.006) were found to have lower precision on the NVLT than adults; children (p = 0.002) and older adults (p = 0.003) had lower precision on the SVV test than adults; and children (p = 0.0009) and older adults (p = 0.0006) had lower precision on the SHV than adults. Only the NVLT and SVV showed a significant association in adults (r = 0.57; p = 0.02). Conclusion: Children and older adults showed less accurate verticality perceptions and lower precision levels for spatial-number displacement and visual and proprioceptive verticalities than adults. | - |
| Descrição: dc.description | Undergraduate of Physical Therapy Department of Applied Physical Therapy Federal University of Triângulo Mineiro | - |
| Descrição: dc.description | Master student of Physical Therapy Federal University of Triângulo Mineiro | - |
| Descrição: dc.description | Department of Neurology Psychology and Psychiatry Botucatu Medical School | - |
| Descrição: dc.description | Department of Applied Physical Therapy Federal University of Triângulo Mineiro | - |
| Descrição: dc.description | Department of Neurology Psychology and Psychiatry Botucatu Medical School | - |
| Formato: dc.format | 120-128 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Hearing, Balance and Communication | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | life cycles | - |
| Palavras-chave: dc.subject | spatial displacement | - |
| Palavras-chave: dc.subject | subjective haptic vertical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | subjective visual vertical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Verticality | - |
| Título: dc.title | Normative data for the numeric vertical line test: a comparison of verticality accuracy at different life stages and with different verticality measures | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: