Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Loughborough University | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Ana Laura | - |
Autor(es): dc.creator | de Giuli, Mirela Riquena | - |
Autor(es): dc.creator | Zitkus, Emilene | - |
Autor(es): dc.creator | Paschoarelli, Luis Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:36:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:36:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.ergon.2022.103314 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241121 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241121 | - |
Descrição: dc.description | Different areas of science that study visual perception suggest the influence of color on human behavior and well-being. However, we know very little about the chromatic effect on satisfaction. The study aimed to assess color influence associated with individuals' age on the product's satisfaction of use. A total of 120 female participants (18–29 and 30–55 years old) evaluated a garlic peeler (Experiment I) and a potato masher (Experiment II) in green, red, and gray/silver colors. The methodology used the System Usability Scale Questionnaire, Emotional responses - FaceReader™ software, and a Preference Scale. We noticed no significant difference between age groups regarding the SUS scores in both experiments. However, the gray product received a higher SUS score (p < 0.05) than the other colors, and the Preference Scale rated gray as the worst. On the other hand, in Experiment I, the emotional responses showed that the main variable was the color, and in Experiment II, it was the participants' age (p < 0.05). Based on the present study, we suggest that color is an important variable on the satisfaction of use. The present research presented laboratory experiments that shed light on the importance of color and age variables on the satisfaction of use with kitchen utensils. Relevance to industry: Color and age driven-knowledge can change how professionals and project teams create their products and user interaction, breaking superficial preconceptions. The present study is part of a research project contributing to the Color and Ergonomics in the Design Industrial field. | - |
Descrição: dc.description | School of Architecture Arts Communication and Design São Paulo State University, Bauru | - |
Descrição: dc.description | School of Design and Creative Arts Loughborough University, Loughborough | - |
Descrição: dc.description | School of Architecture Arts Communication and Design São Paulo State University, Bauru | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Industrial Ergonomics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Color | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomics design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfaction of use | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual perception | - |
Título: dc.title | Color influence on the use satisfaction of kitchen utensils: An ergonomic and perceptual study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: