Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Turcio, Karina-Helga | - |
Autor(es): dc.creator | de Moraes-Melo-Neto, Clóvis-Lamartine | - |
Autor(es): dc.creator | de Caxias, Fernanda-Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Goiato, Marcelo-Coelho | - |
Autor(es): dc.creator | dos Santos, Daniela-Micheline | - |
Autor(es): dc.creator | Januzzi, Marcella-Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Guiotti, Aimée-Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Bertoz, André-Pinheiro-de Magalhães | - |
Autor(es): dc.creator | Brandini, Daniela-Atili | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:26:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:26:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4317/jced.59049 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241115 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241115 | - |
Descrição: dc.description | Background: To verify if there is a correlation of excessive daytime sleepiness (EDS) with bruxism, depression, anxiety, stress, and sex in odontology students. Material and Methods: Four hundred dental students were selected. Students included in the study were those that were healthy, over 18 years old, and with similar weekly academic activities. Students excluded were those with temporomandibular disfunction, a high possibility of possessing obstructive sleep apnea and illnesses that cause EDS; along with smokers, users of illicit drugs, users of psychiatric medication, and those that abuse the consumption of alcohol. After the application of these criteria, 128 students were included in this study. EDS, bruxism, depression, anxiety, and stress were evaluated by the Epworth Sleepiness Scale, the Pintado et al. questionnaire, Beck Depression Inventory, Beck Anxiety Inventory, and the LIPP Adult Stress Symptom Inventory. Afterwards, the Spearman test (p< 0.05) was applied. Results: A high probability of EDS was present in 33.6% of the students. There was a positive correlation of EDS with females (Rank Correlation= 0.209; p= 0.018) and depression (Rank Correlation= 0.174; p= 0.049); between females and stress (Rank Correlation= 0.199; p= 0.024), and between females and anxiety (Rank Correlation= 0.178; p= 0.045). There was a positive correlation of bruxism with anxiety (Rank Correlation= 0.255; p= 0.004) and stress (Rank Correlation= 0.201; p= 0.023). There was no correlation of EDS with bruxism (p= 0.354), stress (p= 0.277), or anxiety (p= 0.114). There was no correlation of bruxism with females (p= 0.082) or depression (p= 0.362). Conclusions: A high probability of EDS was present in 33.6% of dentistry students, and there was a positive correlation of EDS with females and depression | - |
Descrição: dc.description | Department of Dental Materials and Prosthodontics Araçatuba Dental School São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Oral Oncology Center São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Pediatric and Social Dentistry São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Diagnosis and Surgery Araçatuba Dental School São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Dental Materials and Prosthodontics Araçatuba Dental School São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Oral Oncology Center São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Pediatric and Social Dentistry São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Diagnosis and Surgery Araçatuba Dental School São Paulo State University (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 464-470 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Clinical and Experimental Dentistry | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bruxism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dentistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depression | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disorders of excessive somnolence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stress | - |
Título: dc.title | Relationship of excessive daytime sleepiness with bruxism, depression, anxiety, stress, and sex in odontology students – A cross sectional study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: