Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Triângulo Mineiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia (UFU) | - |
Autor(es): dc.creator | Andrei Appelt, Pablo | - |
Autor(es): dc.creator | Taciana Sisconetto, Angélica | - |
Autor(es): dc.creator | Baldo Sucupira, Kelly Savana Minaré | - |
Autor(es): dc.creator | Neto, Eduardo de Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Chagas, Tatiane de Jesus | - |
Autor(es): dc.creator | Bazan, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Moura Cabral, Ariana | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Adriano de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, Luciane Aparecida Pascucci Sande | - |
Autor(es): dc.creator | José Luvizutto, Gustavo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:18:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:18:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/15500594221103834 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/241109 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/241109 | - |
Descrição: dc.description | The coronavirus disease 2019 (COVID-19) can disrupt various brain functions. Over a one-year period, we aimed to assess brain activity and cognitive function in 53 COVID-19 patients and 30 individuals without COVID-19 (or asymptomatic). The Montreal Cognitive Assessment, Trail Making Test Parts A and B (TMT-A and B), and Digit Span Test were used to assess cognitive function. Cognitive variables and electroencephalography (EEG) data (activity, mobility, and complexity) were compared between the groups at rest and during cognitive demand (F3-F7, Fz-F3, Fz-F4, and F4-F8). There was a reduction in F3-F7 activity during the TMT-B in the COVID-19 group at 6-12 months compared to the controls (p = 0.01) at baseline (p = 0.03), a reduction in signal complexity at F3-F7 at rest in the COVID-19 group at baseline and 6-12 months compared to the controls (p < 0.001), and a reduction in Fz-F4 activity at rest from 6-12 months in the post-COVID group compared to baseline (p = 0.02) and 3-6 months (p = 0.04). At 6-12 months, there was a time increase in TMT-A in the COVID-19 group compared to that in the controls (p = 0.04). Some correlations were found between EEG data and cognitive test in both groups. In conclusion, there was a reduction in brain activity at rest in the Fz-F4 areas and during high cognitive demands in the F3-F7 areas. A reduction in signal complexity in F3-F7 at rest was found in the COVID-19 group at 6-12 months after acute infection. Furthermore, individuals with COVID-19 experience long-term changes in cognitive function. | - |
Descrição: dc.description | Department of Applied Physical Therapy Federal University of Triângulo Mineiro, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Department of Sport Science Federal University of Triângulo Mineiro, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Department of Neurology Psychology and Psychiatry Botucatu Medical School, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Centre for Innovation and Technology Assessment in Health Faculty of Electrical Engineering Federal University of Uberlândia, MG | - |
Descrição: dc.description | Department of Neurology Psychology and Psychiatry Botucatu Medical School, São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Clinical EEG and Neuroscience | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | cognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | electroencephalography | - |
Palavras-chave: dc.subject | SARS-CoV-2 | - |
Título: dc.title | Changes in Electrical Brain Activity and Cognitive Functions Following Mild to Moderate COVID-19: A one-Year Prospective Study After Acute Infection | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: