
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bordeaux University | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Valladolid | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | National Taichung University of Education | - |
| Autor(es): dc.creator | Derivry-Plard, Martine | - |
| Autor(es): dc.creator | Castro-Prieto, Paloma | - |
| Autor(es): dc.creator | Salomão, Ana Cristina Biondo | - |
| Autor(es): dc.creator | Fan, Sa-Hui | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:21:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:21:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4324/9781003212805-8 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240973 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240973 | - |
| Descrição: dc.description | This chapter aims at describing and discussing how a virtual intercultural exchange environment designed through three continents to support the learning and collaborative activities of student-teachers from Brazil, Spain, France, and Taiwan can be used to develop teachers’ competencies. Students from four different languages and cultures work together using the medium of English as a Lingua Franca (ELF) to exchange their views on education through collaborative tasks. An in-depth analysis of the above learning environment will be presented, transferring what we gained from the students’ experiences into a teacher training proposal. In our specific intercultural exchange context, we will discuss what the tasks are, what they are used for, and how they prove to be essential as emerging practices of reflection and negotiation of intercultural reality when different perspectives interact. This three-continent environment also helps build emerging core educative cultures among future professionals in education for teachers of English or teachers of other disciplines using ELF. In the context of competency-based teacher education, intercultural telecollaboration is viewed as a challenge and as an opportunity for the development of competency-based repertoires of teachers in intercultural communication. | - |
| Descrição: dc.description | INSPE Bordeaux University | - |
| Descrição: dc.description | Faculty of Education University of Valladolid | - |
| Descrição: dc.description | Department of Modern Languages School of Sciences and Languages São Paulo State University (Unesp), Araraquara campus | - |
| Descrição: dc.description | Department of English National Taichung University of Education | - |
| Descrição: dc.description | Department of Modern Languages School of Sciences and Languages São Paulo State University (Unesp), Araraquara campus | - |
| Formato: dc.format | 112-124 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Competency-Based Teacher Education for English as a Foreign Language: Theory, Research, and Practice | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | Developing teachers’ competencies through intercultural telecollaboration | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: