
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Longhin, Sanderléia Roberta | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:51:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:51:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.30.3.1397-1436 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240773 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240773 | - |
| Descrição: dc.description | This paper investigates the diachronic establishment process of two concessive conjunctional periphrases in Portuguese, bem que and se bem que. With theoretical support from Grammaticalization, in particular Traugott and Dasher (2002), Heine and Kuteva (2007), Bybee (2010), and some assumptions from pragmatic theories about concessivity, according to Anscombre (1980), Ducrot (1984), Moeschler and Spengler (1982), Rossari (2014), the main issue is about understanding the link between the semantics of the adverbial source, the contextually induced inferential processes and the type of concessive meaning. The analyses are based on a diachronic sample featuring texts from ancient to modern Portuguese, and on a methodology guided by the the constructions’ polysemic standards with their corresponding distributional properties. The results provide evidence that, despite being two change phenomena which arise in different states of language and distinct contexts, both have the adverb bem at their source, in the role of emphatic affirmation, and both specialize in expressing restrictive concessive relations. The data doubly compatible with source and target interpretations evidences gradual processes from pragmatic towards semantics, in which the concepts of polyphony and argumentative hierarchy are of importance. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto | - |
| Formato: dc.format | 1397-1436 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Revista de Estudos da Linguagem | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | concessivity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | diachrony | - |
| Palavras-chave: dc.subject | grammaticalization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | junction | - |
| Título: dc.title | From Emphatic Affirmation to Concessivity: Two Case Studies in the History of Portuguese | - |
| Título: dc.title | Da afirmação enfática à concessividade: dois estudos de caso na história do português | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: