
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lico, Tamires Saccharine | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Andreza Vellasco | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Nicolle Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Eduardo Romero de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:50:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:50:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/00225266221112852 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240734 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240734 | - |
| Descrição: dc.description | This paper aims to conduct a critical review of the academic works on railway history in Brazil. We read and analysed 492 theses and dissertations by graduate students in Brazil (published from 1974 to 2020). A qualitative and quantitative approach was used over time to characterise the increasing production of academic theses and dissertations on railway history in Brazil and which authors, bibliographies, archives, and historical sources have become essential for railway researchers. The results of this review indicate that several academic areas are interested in the theme and some authors have become references to the most varied railway studies. In recent decades, authors who research more specific subjects have gained greater visibility in graduation essays. The bibliography of their studies should be interpreted according to how sources change with time. Authors of the reviewed papers had to use alternatives to research railways due to archival issues and instability of access to documents. | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State University - UNESP | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State University - UNESP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Journal of Transport History | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historiography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | railway | - |
| Palavras-chave: dc.subject | theses and dissertations | - |
| Título: dc.title | The growth of a research field: A systematic analysis of Brazilian theses and dissertations on railways (1974–2020) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: