
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Dos Santos Camila | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Vanessa Cristina Bissoli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:30:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:30:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/40063 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240615 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240615 | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of this article was to establish an analogy between the desirable professional profile of competences proposed by Le Boterf (2003) and the informed learning approach of Christine Bruce (2003, 2008) from the perspective of information literacy as a social factor of understanding and inclusion in the world of work. Based on a descriptive-exploratory bibliographical research, discussions were addressed regarding training, education, articulation, integration and mobilization of professional skills in view of the social demands of the world of work. It was about information literacy and its relationship with the world of work. Such approaches, when placed in a transversal logic and learning through experience, highlight the protagonism and empowerment of the individual's actions in a professional situation. The transversality of skills developed in the context of training for the world of work with information literacy articulates, integrates and mobilizes new skills, attitudes, values and knowledge with existing ones that support a holistic understanding in cultural, social, political, economic and temporal situations and professional actions, reflection, decision-making and problem solving by the individual based on the learning he acquires from his experiences and from his contact network. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP | - |
| Formato: dc.format | 268-296 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Perspectivas em Ciencia da Informacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Employment inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professional skills | - |
| Palavras-chave: dc.subject | World of work | - |
| Título: dc.title | Information literacy as a social factor for understanding and inclusion in the world of work from the perspectives of Guy Le Boterf and Christine Bruce: introductory notes, necessary reflections | - |
| Título: dc.title | Competência em Informação (CoInfo) como fator social de compreensão e inclusão ao mundo do trabalho sob as perspectivas de Guy Le Boterf e Christine Bruce: notas introdutórias, reflexões necessárias | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: