Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidad de Atacama | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Birmingham | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad Católica del Maule | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad del Bio Bio | - |
Autor(es): dc.creator | Cuadra-Martínez, David | - |
Autor(es): dc.creator | Pérez-Zapata, Daniel | - |
Autor(es): dc.creator | Sandoval-Díaz, José | - |
Autor(es): dc.creator | Rubio-González, Juan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:12:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:12:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.18800/psico.202202.002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240475 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240475 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this work was to propose a latent equation model that structures the relationship between academic engagement, schadenfreude and prosocial behavior on the school climate. We used a cross-sectional design and 437 secondary students from Chile were recruited. School Climate Scale, Engagement UWES-S 9, School Prosocial Behavior Inventory and Schadenfreude scale were administered. Factor analysis, reliability test, correlation analysis and structural equation modeling were performed to analysis data. After fitting two models for our data and contrasting them with theoretical literature, we found that school climate was affected directly by school engagement and prosocial behavior. Academic engagement positive affects, direct and indirectly, the school climate. An increase in academic engagement also lowers the levels of schadenfreude and causes an increase in the levels of prosocial behaviour. Results are discussed and possible implications are highlighted, considering limitations and suggestions that might guide practical interventions on school climate. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicología Universidad de Atacama | - |
Descrição: dc.description | GEPEM – Grupo de Estudios e Investigaciones en Educación Moral (UNESP/UNICAMP) | - |
Descrição: dc.description | University of Birmingham, 143 Ferncliffe Road, Harborne | - |
Descrição: dc.description | Universidad Católica del Maule | - |
Descrição: dc.description | Centro de Estudios Ñuble y Grupo de investigación Género Ciudadanía y Equidad GECIEQ (DIUBB G1 152124/EF) Universidad del Bio Bio, Chile. Avenida Andrés Bello, 720 | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicología Universidad de Atacama, Avenida Copayapu 485 | - |
Descrição: dc.description | GEPEM – Grupo de Estudios e Investigaciones en Educación Moral (UNESP/UNICAMP) | - |
Formato: dc.format | 685-709 | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Relação: dc.relation | Revista de Psicologia (Peru) | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | prosocial behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | schadenfreude | - |
Palavras-chave: dc.subject | school climate | - |
Palavras-chave: dc.subject | school engagement | - |
Palavras-chave: dc.subject | structural equation modeling | - |
Título: dc.title | School climate and associated factors: A structural equation modeling | - |
Título: dc.title | Clima escolar y factores asociados: modelo predictivo de ecuaciones estructurales | - |
Título: dc.title | Climat scolaire et facteurs associés: modèle prédictif d’équations structurelles | - |
Título: dc.title | Clima escolar e fatores associados: modelo preditivo de equações estruturais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: