Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Elton de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Miarka, Roger | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-11518-0_20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240448 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240448 | - |
Descrição: dc.description | Autism is defined as one of the neurodevelopmental disorders, characterized by difficulties in reciprocal social communication and social interaction. Starting from the recognition of the characteristics of people with autism and the attention to how these characteristics are inserted in the process of teaching and learning mathematics, we assume as a guiding question of the study presented here: How do students with autism deal with didactic situations involving mathematics? To pursue this issue, the research was developed in a qualitative way through a case study of a seven-year-old student with autism, named here as Student A. The empirical data were produced through video records and written notes taken during activities in a public school in the city of São Paulo in the year of 2015. An analysis was performed through a triad of elements that enabled the identification of significant scenes: Student A’s individual conditions, the proposed tasks and the researchers’ observations. As a result, the study presents and discusses specific ways in which students with autism deal with didactic situations involving mathematics, which were categorized into five characteristic elements (response disposition, unconventional communication, own way of reasoning, constitution of valid resources and visual-manual scanning) and motivating elements, which in turn are resources with the potential to motivate Student A to interact with the environment. These elements, when known by mathematics teachers, can help them in the school dynamics of teaching and learning by enabling a better didactic planning that has as its cornerstone the differences presented in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, São Paulo | - |
Formato: dc.format | 315-332 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Inclusive Mathematics Education: State-of-the-Art Research from Brazil and Germany | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Título: dc.title | Students with Autism Spectrum Disorder and Didactic Situations Involving Mathematics: A Case Study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: