Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad Católica del Maule | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Coimbra | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Kleberton C. S. | - |
Autor(es): dc.creator | Matias, Thiago S. | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Raphael H. | - |
Autor(es): dc.creator | Werneck, André O. | - |
Autor(es): dc.creator | Ferrari, Gerson | - |
Autor(es): dc.creator | Luz, Leonardo G. O. | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Rômulo A. | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Décio S. | - |
Autor(es): dc.creator | Ronque, Enio R. V. | - |
Autor(es): dc.creator | Cyrino, Edilson S. | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Danilo R. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:01:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:01:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1002/ajhb.23778 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240393 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240393 | - |
Descrição: dc.description | Objective: This study aimed to identify the clusters of obesogenic behaviors, and verify the association with metabolic risk according to the categories of somatic maturity status of adolescents. Methods: This is a cross-sectional study conducted with 1159 (55.1% girls) Brazilian adolescents aged between 10 and 16 years (mean age: 12.9 years). Measurements of waist circumference, blood pressure, blood glucose, HDL-C, and triglycerides were combined to calculate a metabolic risk score. Somatic maturity was assessed by estimating the peak of height velocity. The obesogenic behaviors analyzed were physical activity (Baecke questionnaire), sedentary behavior (screen-based behaviors) and dietary habits (consumption of healthy and unhealthy food). The Two Step clustering algorithm using the log-likelihood measure was employed to cluster formation and regression models were adopted to the main analysis. Results: We observed a complex co-existence of obesogenic behaviors. Differences regarding the metabolic risk between clusters was only observed among the early-maturing adolescents, where the cluster with higher number of healthy behaviors but lower physical activity presented higher metabolic risk score. Conclusions: We conclude that physical activity has an important role on the association of clusters of obesogenic behaviors and metabolic risk in early-maturing adolescents. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Health Sciences State University of Londrina | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Federal University of Santa Catarina | - |
Descrição: dc.description | Center for Epidemiological Research in Nutrition and Health Department of Nutrition School of Public Health Universidade de São Paulo (USP) | - |
Descrição: dc.description | Laboratorio de Rendimiento Humano Grupo de Estudio en Educación Actividad Física y Salud (GEEAFyS) Universidad Católica del Maule | - |
Descrição: dc.description | LACAPS Federal University of Alagoas Arapiraca Brazil; and CIDAF University of Coimbra | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Federal University of Sergipe | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education State University of Londrina | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 483867/2009-8 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | American Journal of Human Biology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Clusters of obesogenic behaviors and metabolic risk according to somatic maturity status among adolescents | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: