Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Patricia Petromilli Nordi Sasso | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Franciele de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Pazos, Júlia Margato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:50:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:50:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1002/jdd.13030 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240372 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240372 | - |
Descrição: dc.description | Objectives: To identify dental students’ perceptions of stress over returning to in-person clinical training after remote learning required from the coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic. Methods: This was a qualitative observational study. The sample was composed of undergraduate students (n = 47) in the final year of São Paulo State University, School of Dentistry, Araraquara program. The data were collected using a questionnaire created in Google Forms. The data was analyzed using the discourse of the collective subject technique. Results: More than half of the students (63.8%) reported experiencing stress in the transition from remote learning to clinical training. According to the students, the main causes of this stress were fear of COVID-19 infection or contamination (31.5%) and insecurity in their clinical treatment skills after having gone so long without training (25.5%). Half of the students surveyed (51.1%) exhibited at least one stress-related symptom. For most of the students (70.2%), remote learning was insufficient to prepare them for returning to in-person clinical activities. Performing laboratory pre-clinical activities prior to clinical training was the suggestion most frequently cited by the students (25.5%), as a way to avoid some of the stress associated with their return to in-person learning. The main coping strategies adopted by the students upon their return to in-person learning were making the most of their clinical training, planning cases, and studying relevant topics before treating patients (48.9%). Conclusion: The dental students perceived high levels of stress during the transition from remote learning to clinical training. | - |
Descrição: dc.description | Department of Social Dentristry São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry | - |
Descrição: dc.description | Department of Social Dentristry São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Dental Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | dental students | - |
Palavras-chave: dc.subject | distance learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | psychological stress | - |
Título: dc.title | Stress among dental students transitioning from remote learning to clinical training during coronavirus disease 2019 pandemic: A qualitative study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: