Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto para a Valorização da Educação e da Pesquisa do Estado de São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Grande Dourados | - |
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Sudoeste Paulista | - |
Autor(es): dc.contributor | Instituto MaterOnline | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim | - |
Autor(es): dc.creator | Altafim, Elisa Rachel Pisani | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Veronica Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Sária Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Schiavo, Rafaela de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:57:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:57:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2022.01.007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240303 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240303 | - |
Descrição: dc.description | Objective: The present study aims to analyze the validity of evidence and internal consistency of an inventory for assessing parenting practices during early childhood. Method: Participants were 857 mothers of one-to-42-months children recruited in three cities in the Southeast region and one city in the Midwest region of Brazil. The participants answered a sociodemographic questionnaire with maternal and child data, and the Parenting Styles Inventory for Mothers of Babies (IEPMB). The IEPMB includes 25 questions about positive and negative parenting practices that mothers use to raise their children. An exploratory and confirmatory factor analysis was conducted using the following criteria to indicate adequate model fit: root-mean-square error of approximation (RMSEA) < .08; standardized root mean square residual (SRMR) < .09; comparative fit index (CFI) > 0.90. For the hypothesis-testing method, a comparison between groups using a student's t-test based on the child's age (infants vs. toddlers) and mother's age (adolescents vs. adults) was carried out. Results: The final 11 items model of the measure revealed an adequate overall model fit (RMSEA = 0.04; SRMR = 0.04; CFI = 0.94). The items were grouped into three constructs: Aggressiveness and Emotional Dysregulation, Relaxed Discipline, and Positive Monitoring. Adolescent mothers reported less positive monitoring than adult mothers (p < 0.001). Mothers of toddlers reported more aggressiveness/emotional dysregulation (p < 0.001) and relaxed discipline (p = 0.05) than mothers of infants. Conclusions: The instrument named from this study as the Parenting Practices Inventory for Mothers of Babies showed evidence for measuring mothers’ parenting practices in early childhood and allows the identification of parents who need support. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Instituto para a Valorização da Educação e da Pesquisa do Estado de São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Psicologia Universidade Federal da Grande Dourados, MS | - |
Descrição: dc.description | Centro Universitário Sudoeste Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Instituto MaterOnline | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Jornal de Pediatria | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Measurement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parenting practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Validation studies | - |
Título: dc.title | Parenting practices during early childhood: validity evidence of a brazilian scale | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: