Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Leonardo Lemos de | - |
Autor(es): dc.creator | Salgado, Raquel Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Mattos, Amana Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v27i0.58910 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240225 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240225 | - |
Descrição: dc.description | In dialogue with scenes from the Brazilian context of sexual and gender policies and based on feminist and queer studies, the article aims to outline lines and flows of thought about the tensions between parental relationships and the right of children to their expressions of genders and sexualities. For this, it situates childhood as a device of biopolitics that is intertwined with the devices of genders and sexualities in the models outlined by psychological and educational narratives. Then, it discusses the presence of familism in public policies for families in Brazil in which anti-gender discourses seek to affirm a hegemonic model of family, as the place that safeguards heteronormativity and cisgenerity. It ends by outlining the field of tensions over the relationships between adults and children, which emerge from the previous sections, seeking arguments for epistemic and ethical-political positions of parenting. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Mato Grosso, MT | - |
Descrição: dc.description | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, SP | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Psicologia em Estudo | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhoods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genders and sexualities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parenting | - |
Título: dc.title | CHILDREN, GENDERS AND SEXUALITIES: ETHICAL-POLITICAL IMPLICATIONS OF PARENTALITIES | - |
Título: dc.title | INFANCIAS, GÉNERO Y SEXUALIDADES: IMPLICACIONES ÉTICO-POLÍTICAS DE LAS PATERNIDADES | - |
Título: dc.title | INFÂNCIAS, GÊNEROS E SEXUALIDADES: IMPLICAÇÕES ÉTICO-POLÍTICAS DAS PARENTALIDADES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: