
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | School of Behavior and Brain Sciences | - |
| Autor(es): dc.contributor | Texas Biomedical Device Center | - |
| Autor(es): dc.contributor | Neuroscience and Behavioral Institute | - |
| Autor(es): dc.creator | Albernaz-Mariano, Kairo Alan | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Rimenez Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Canto-de-Souza, Azair | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:37:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:37:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.bbr.2022.113938 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/240202 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/240202 | - |
| Descrição: dc.description | One-trial tolerance (OTT) is characterized by the lack of anxiolytic-like effects of benzodiazepines in animals submitted to a trial 2 in the elevated plus-maze (EPM) and is described to be influenced by learning mechanisms. Mineralocorticoid receptors (MR) in the infralimbic subregion (IL) of the medial prefrontal cortex (mPFC) are important modulators of emotional learning, but the MR involvement in the establishment of OTT remains unclear. We investigated the effects of intra-IL infusions of RU 28318 (an MR antagonist) on the OTT to the anxiolytic effects of midazolam (MDZ, GABAA-benzodiazepine agonist) in mice exposed to a two-trial protocol in the EPM. First, mice were treated with saline or MDZ (2 mg/kg, i.p.) 30 min before trial 1 or 2 in the EPM, to characterize the OTT. To investigate the role of MR in the OTT, independent groups of mice received intra-IL infusions of vehicle or RU 28318 (5 or 10 ng/0.1 µL) immediately before or after first trial in the EPM. Twenty-four hours later, the same mice received injections of saline or MDZ and were re-tested in the EPM. The MDZ decreased anxiety-like behaviors in trial 1, but the same anxiolytic-like effect was not observed in MDZ-mice prior to the second EPM test, confirming the OTT. Blockade of MR in the IL before, but not after, trial 1 restored the anxiolytic effects if MDZ administered in trial 2. These findings indicate that the MR in the IL-mPFC contributing to the OTT by mediating the acquisition, but not the consolidation of emotional learning. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Psychobiology Group/Department of Psychology/CECH–UFSCar, SP | - |
| Descrição: dc.description | Joint Graduate Program in Physiological Sciences UFSCar/UNESP, Rod. Washington Luís, Km 235 | - |
| Descrição: dc.description | The University of Texas at Dallas School of Behavior and Brain Sciences, 800 West Campbell Road | - |
| Descrição: dc.description | The University of Texas at Dallas Texas Biomedical Device Center, 800 West Campbell Road | - |
| Descrição: dc.description | Graduate Program in Psychology UFSCar, Rod. Washington Luís, Km 235 | - |
| Descrição: dc.description | Neuroscience and Behavioral Institute, Av. do Café, 2.450 | - |
| Descrição: dc.description | Joint Graduate Program in Physiological Sciences UFSCar/UNESP, Rod. Washington Luís, Km 235 | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 309201/2015-2 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 451500/2013-0 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 482356/2013-8 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Behavioural Brain Research | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elevated plus maze | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infralimbic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stress | - |
| Título: dc.title | Blockade of the mineralocorticoid receptors in the medial prefrontal cortex prevents the acquisition of one-trial tolerance in mice | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: